Imagem Blog

Terraço Paulistano Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

Um balde de água fria no sonho orgânico de Pedro Paulo Diniz

Decisão de acabar com linhas da marca Fazenda da Toca foi tomada por seu pai, Abílio Diniz

Por João Batista Jr.
Atualizado em 20 jan 2017, 19h48 - Publicado em 20 jan 2017, 15h27

O fim de parte do sonho orgânico. Nesta semana, em uma reunião de conselho do grupo Península Participações, o empresário Abílio Diniz decidiu não dar continuidade ao plano de expansão da linha de produtos da Fazenda da Toca, comandada por seu filho Pedro Paulo.

Pai e filho se desentenderam porque o primeiro acredita que os retornos financeiros no negócio em questão são pequenos perto do portfólio da empresa. Neste ano, seriam lançados no mercado diversas linhas de produtos, todos orgânicos, como comida pronta e barra de cereais. Nada sairá do papel.

Uma equipe de 36 pessoas foi demitida. As linhas de sucos e molho de tomate serão descontinuadas. Apenas a venda de ovos se manterá por não demandar muita mão de obra e investimento.

A Fazenda da Toca irá seguir na produção de itens do gênero, agora com o foco na venda de matéria-prima para outras empresas. A produção de itens sustentáveis e orgânicos fez Pedro Paulo Diniz mudar seu estilo de vida. Ele passou a morar na fazenda e a dedicar a sua vida a pesquisas e cursos para o melhor manuseio do solo.

Herdeiro de uma das maiores fortunas do país, era comum vê-lo com a as mãos na terra. Localizada em Itirapina, a 200 quilômetros de São Paulo, a propriedade de 2 300 hectares de área foi adquirida em 2009 por Pedro Paulo. Em 2014, a Fazenda da Toca adotou a técnica sintrópica, que procura seguir o ritmo natural dos ecossistemas.

Pedro Paulo, Naomi Campbell e Luciano Huck na pista da balada Disco: deixou a badalação de lado e foi morar em fazenda (Foto: Agência Estado)
Pedro Paulo, Naomi Campbell e Luciano Huck na pista da balada Disco no passado: deixou a badalação de lado e foi morar em fazenda (Foto: Agência Estado) ()

Ex-piloto de Fórmula 1, Pedro Paulo colecionou namoradas famosas, como Fernanda Lima, Naomi Campbell, Priscila Fantin e Ana Luiza Castro. Foi casado com a ex-modelo Cássia Ávila, morou em Mônaco e frequentava as festas mais luxuosas do mundo ao lado de personalidades como o príncipe Andrew, da Inglaterra.

A badalação acabou quando conheceu Tatiane Floresti em aulas de ioga, com quem teve dois filhos. O casal de separou há três meses. Sua agora ex-mulher foi uma grande incentivadora do universo da sustentabilidade.

Pedro Paulo Diniz, da Forti Corse, no GP Brasil: ex-piloto de Fórmula 1 (Foto: François Kalil)
Pedro Paulo Diniz, da Forti Corse, no GP Brasil: ex-piloto de Fórmula 1 (Foto: François Kalil) ()

A seguir, o comunicado oficial da Fazenda da Toca:
“A Fazenda da Toca, empreendimento de Pedro Paulo Diniz, anuncia que nos próximos dez anos vai dobrar os investimentos para ampliar sua produção agrícola e desenvolver pesquisas aplicadas em sistemas agroflorestais em larga escala. A marca também comunica sobre a decisão de desativar sua linha de sucos e molhos, seguindo com a produção de ovos e migrando seu portfólio para atender e desenvolver produtos para a indústria de alimentos orgânicos, no Brasil e no exterior. Esse é um mercado muito promissor, no qual a Fazenda da Toca já atua exportando polpas de frutas orgânicas e, a partir de agora, vai focar em ampliar essa atuação.”

EM TEMPO: após a publicação dessa matéria, a assessoria da Fazenda da Toca procurou a coluna. Segue o comunicado:

Continua após a publicidade

Em relação à matéria publicada no Blog Terraço Paulistano nesta sexta-feira (20), a Fazenda da Toca comunica que a decisão de descontinuar sua produção de sucos e molhos de tomate tem relação com a reflexão sobre o real propósito do negócio, que a partir de agora passa a concentrar esforços e investimentos na ampliação da produção agrícola, orgânica, e na pesquisa em sistemas agroflorestais em larga escala. A decisão aconteceu durante discussões realizadas dentro do Conselho da Península Participações (investidora sócia de Pedro Paulo Diniz), do qual fazem parte acionistas e conselheiros executivo e não ocorreu nesta semana (período em que não foi realizada nenhuma reunião executiva já que os conselheiros encontram-se fora do Brasil).

A Fazenda da Toca reforça, também, que o papel de Abilio Diniz na decisão foi única e exclusivamente como Presidente do Conselho de Administração da Península e não envolve nenhuma questão ou desentendimento familiar.

Ainda sobre o conteúdo da matéria, a empresa declara que as demissões aconteceram em função da configuração da nova estrutura e todos os colaboradores receberam pacote de desligamento que, além de cumprir a legislação trabalhista vigente no Brasil, considerou a extensão e inclusão de outros benefícios.

A empresa declara também que, ao contrário do fim – como foi publicado – as mudanças representam o começo de um novo ciclo para a Fazenda da Toca. Acima de questões financeiras ou do desempenho empresarial da família, está a vontade de fazer o bem pelo planeta. A movimentação que está acontecendo agora segue pautada nesta verdade.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.