Imagem Blog

Terraço Paulistano Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

João Doria pede 120 milhões de reais do imposto de amigos ricos

Pés descalços, discurso, gritinhos por silêncio e plateia poderosa em jantar oferecido por Lucilia Diniz

Por João Batista Jr. Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 mar 2017, 20h12 - Publicado em 22 mar 2017, 12h26

“Shhhhh, shhhhhhhh.” Quando o relógio marcava 22h, Lucilia Diniz pegou o microfone na sala de sua casa para o jantar em homenagem ao prefeito João Doria. Ela estava de costas para a parede decorada por tapete persa. O ambiente lotado e com falatório impedia que a anfitriã pudesse ser escutada por todos. “Shhhh, shhhhhhhhh”, murmuraram alguns presentes.

Fez-se o silêncio quando a empresária começou a ler um breve discurso carinhoso para seu amigo e vizinho – Doria mora a menos de 200 metros dali. “Na entrada do outono, (Doria) surge como maior promessa de renovação da vida pública nacional”, disse ela. O governador Geraldo Alckmin e Dona Lu ficaram com cara de paisagem. O prefeito nega, mas seu nome tem sido sondado para disputar a presidência da República – cargo almejado pelo padrinho. O governador fez um discurso breve antes de dar a voz a Doria. “Ele tem a capacidade de agregar, de liderar. O João é o prefeito que está fazendo história.” Não durou três minutos.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=n7Q3GWIQ_0Q&w=560&h=315]

Logo em seguida, Doria assumiu o microfone. Começou a falar para a plateia de 370 pessoas, mas precisou improvisar. Por ter baixa estatura, não conseguia ser visto por todos. Decidiu tirar seus sapatos de couro preto envernizado e subiu em uma cadeira. Foi aplaudido. Diante da possível saia-justa, tratou de dizer que não é candidato a nada e que seu presidente se chama Geraldo Alckmin. Mais aplausos. Doria contou alguns de seus feitos nos pouco mais de 80 dias de governo, entre eles a realização do Corujão da Saúde. “Até esta sexta (24), não haverá mais filas, teremos realizado 470 000 exames.”

Continua após a publicidade
Copos deixados em mesa com coleção de prataria: Aperol, Tanqueray, Red Label e Veuve Clicquot rosé ()

Ele aproveitou a oportunidade para pedir uma ajuda aos amigos abonados: que doem parte do imposto de renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo seria construir escolas e creches. “Não precisam assinar cheque ou nota promissória, apenas destinar parte do imposto para essa finalidade. Quero sair daqui com 120 milhões de reais de impostos de vocês.” Terminado o discurso de 20 minutos, o DJ começou a festa com a música La Vie em Rose na voz de Grace Jones – mas bem que poderia ser Pies Descalzos, da Shakira.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=2FVu66DU9BE&w=560&h=315]

Continua após a publicidade

A lista de convidados era extensa e estrelada. Era para ter sido 200, mas como Doria está em alta muita gente ligou se convidando. No total, foram 370 pessoas. “Isso aqui parece uma sauna”, exagerou a mulher de um advogado. Havia por ali pesos-pesados da economia (Flávio Rocha, Rosy Verdi, Paulo Velloso, João Paulo Diniz, Luiza Trajano, Marcos Arbaitman, Carlos Jereissati Filho), da advocacia (Luiz Flávio D’Urso, Paulo Iasz de Morais…), da sociedade (Fernando Altério, Jorge Elias, Cris Barros…) e artistas (Adriane Galisteu, Bruna Lombardi, Juca de Oliveira, Fúlvio Stefanini…). Boa parte dos secretários foi. Um deles, aliás, contou que esse tipo de evento é “trabalho”. “O Doria tem uma lista e marca quem aparece e quem falta”, contou. “O ritmo tem sido intenso, trabalhamos todos os finais de semana”, contou o vice-prefeito Bruno Covas.

O convite pedia traje esporte, mas houve excessos. Doria seguiu à risca o dress code: calça, malha e sapato pretos. Sua mulher, Bia, no entanto, foi de longo da grife sérvia Hamel, da estilista Melina Harris, vendido em São Paulo pela butique Mares Guia.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=dTnO7fkDZBA&w=560&h=315]

Continua após a publicidade

O comentário geral era sobre a generosidade de Lucilia, que circulou pela casa com Luiz Trabuco, namorado e presidente do Bradesco. “Ele foi o homem por quem passei a vida toda esperando”, tem repetido a empresária aos amigos. Ela deu uma festa com estrutura que muitos casamentos sofisticados não têm. Ilha de comida japonesa do Geiko-San e petiscos e jantar do bufê L’Épicerie. No cardápio, filé mignon, salmão, cuscuz com palmito pupunha e arroz de pato. O croquete de mandioca e carne seca e o pastel de queijo com limão siciliano eram servidos o tempo todo. De bebidas, champanhe Veuve Clicquot rosé, uísque Red Label, Aperol e gim Tanquerey. Alguns convidados deixaram seus copos sobre a mesa com a coleção de prataria de Lucilia. Doria não bebe nada alcóolico, passou a noite com Coca-Cola zero. “Sem limão, por favor.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.