Imagem Blog

Em Terapia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Cheixas
Terapeuta analítico-comportamental e mestre em Neurociências e Comportamento pela USP, Cheixas propõe usar a psicologia na abordagem de temas relevantes sobre a vida na metrópole.
Continua após publicidade

A insônia de Mr. Bean ajuda a entender como superar problemas

Identificar se a resolução de uma questão depende apenas da consciência ou de mudanças comportamentais é essencial

Por Arnaldo Cheixas
Atualizado em 28 jun 2017, 19h29 - Publicado em 28 jun 2017, 19h02

Há um episódio da série Mr. Bean no qual o protagonista está com insônia e, depois de tentar sem sucesso inúmeras estratégias, decide usar uma mítica técnica milenar: contar carneirinhos. O princípio da técnica (#nãofunciona) é que o sono chegaria por ser entediante contar carneiros indefinidamente com a imaginação.

O curioso da situação é que Mr. Bean não aplica a técnica baseado nesse princípio mas sim na suposição de que o importante é conseguir chegar no número certo de carneiros para conseguir dormir. Ele, inclusive, usa a foto de um rebanho ao invés de contar mentalmente… o que torna a cena ainda mais engraçada justamente por não fazer sentido. O ponto alto do quadro é quando ele consegue chegar no número correto de carneiros com o uso de uma calculadora. Ao ler o número na tela do dispositivo ele simplesmente cai no mais profundo sono.

O vídeo já está ajustado para começar no ponto que eu narrei acima mas, para quem quiser, vale a pena ver o quadro desde o início:

Mr. Bean conseguiu superar sua dificuldade (a insônia) simplesmente tomando consciência do número de carneiros em um rebanho. Para ele, não importou o processo da estratégia mas sim a consciência sobre uma dada informação. Este é só um quadro de humor mas na vida real é bem diferente. Apesar disso, é fácil acreditar que saber a solução seja suficiente para de fato superar o problema.

Continua após a publicidade

A superação de um problema muitas vezes depende da consciência acerca dos elementos que o compõem – consciência aqui tomada no seu sentido mais simples: “saber que”. Mas, quando o problema envolve o comportamento, nem sempre o “saber que” é suficiente para que haja superação. Em alguns casos, inclusive, a consciência sequer é necessária. Dois exemplos:

1) Imagine uma pessoa tentando destrancar uma porta com a chave errada. Ele pensa que a fechadura está emperrada até que um parceiro lhe diz que a chave correta é a que está em outro chaveiro. Pronto… o fato de a pessoa saber que a chave certa é outra produz uma imediata mudança comportamental: a pessoa deixa de insistir com a chave errada e simplesmente usa a chave correta para abrir a porta.

2) Imagine agora uma pessoa que tenha medo de voar de avião. Por mais que ela saiba que os perigos são mínimos (porque leu a respeito, porque conversou com aviadores etc), sua consciência não será suficiente para que ela simplesmente supere o medo e passe a tranquilamente viajar de avião. Ela precisará, na verdade, ser exposta a um treinamento de dessensibilização do medo, o que é feito por exposições repetitivas e graduais à fonte do medo. Ou seja, a consciência sobre o fato de que os perigos de voar são mínimos, embora importante, não foi suficiente para produzir a superação do medo.

Saber identificar se a resolução do problema depende apenas da consciência ou se depende de mudanças comportamentais independentes da consciência (ou para além dela) é essencial para que não se desperdice energia naquilo que não traz resultado e, em última instância, é essencial para ter uma vida satisfatória. Boa sorte com seus carneiros!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.