Tomar banho muito quente faz mal para a pele?

O dermatologista Claudio Wulkan, da Sociedade Brasileira e Americana de Dermatologia e do Hospital Israelita Albert Einstein, responde

Nós, brasileiros, temos o hábito de tomar vários banhos ao dia e, principalmente, longos e quentes. Mas, atenção: a água em alta temperatura pode fazer mal, sim. “Ela remove o manto lipídico, camada que protege e hidrata a superfície da pele”, explica o dermatologista Claudio Wulkan, da Sociedade Brasileira e Americana de Dermatologia e do Hospital Israelita Albert Einstein.

O uso de buchas, segundo ele, pode agravar ainda mais a situação. Elas removem as células mortas, mas também gordura e a hidratação natural. Como consequência disso, a pele tende a ficar seca e com coceiras. Isso pode facilitar o surgimento de infecções cutâneas e alergias.

Wulkan dá algumas dicas para evitar o problema. “Somente as partes íntimas devem ser lavadas com sabonete. E se for usar bucha, opte pelas macias”, diz ele.

Outras recomendações da Organização Mundial de Saúde para o assunto são: tomar banhos rápidos, e só uma vez por dia; e trocar o sabonete em barra pelo líquido.

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s