Imagem Blog

Pergunte ao Doutor Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Tenho ficado triste sem motivo aparente. Estou com depressão?

A psicóloga Marilena Bigoto explica como identificar os sintomas da doença

Por Veja SP
Atualizado em 7 abr 2017, 10h42 - Publicado em 6 abr 2017, 13h49

Quase todo mundo, alguma vez na vida, sentiu-se triste sem motivo, acordou sem ânimo de sair da cama ou ficou com vontade de chorar sem parar. Esses comportamentos, muitas vezes, são apenas momentos ruins que vão passar no dia seguinte.

Porém, se não forem passageiros, podem, sim, ser sintomas de depressão.

Uma das grandes diferenças entre uma tristeza comum e a depressão, segundo a psicóloga Marilena Bigoto, especialista em desenvolvimento humano, é que a primeira costuma ser passageira; e a depressão persiste, mesmo sem razão aparente.

Continua após a publicidade

Além de tristeza e falta de ânimo, o depressivo pode apresentar dificuldade de cumprir atividades básicas, como tomar banho e escovar os dentes, sensação de estar sem rumo, sentimento de culpa, isolamento social e a autoestima baixa, além do excesso ou falta de apetite.

As causas da depressão costumam ser inúmeras. “Pode ser a junção de vários fatores como estresse, morte na família, dificuldades financeiras. A doença também pode ser consequência de uso de drogas ou ainda questões mal resolvidas na infância”, explica Marilena. Um dos grandes problemas em relação a esse distúrbio é o preconceito. Muita gente – incluindo pessoas próximas, como amigos e familiares – ainda trata a depressão como se fosse “frescura” do paciente. E não é.

De qualquer maneira, se houver suspeita da doença, é fundamental buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. Só um profissional pode avaliar se há realmente um quadro de depressão e, consequentemente, a necessidade do uso de remédios.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.