Imagem Blog

Pergunte ao Doutor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Se eu adotar a dieta vegetariana, corro o risco de ficar anêmico?

A nutricionista Fernanda Maluhy, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, responde

Por Catherine Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 Maio 2017, 18h58 - Publicado em 3 Maio 2017, 18h50

A anemia, condição na qual a quantidade de hemoglobina no sangue fica abaixo do normal, causando palidez e fadiga, é causada pela falta de nutrientes no organismo, sobretudo o ferro. E a carne vermelha, de fato, é um dos alimentos mais ricos desse nutriente.

Segundo a nutricionista Fernanda Maluhy, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o ferro presente na carne vermelha é do tipo heme, que é absorvido de maneira mais rápida e completa pelo organismo. Os vegetais também possuem ferro, mas é do tipo não-heme, que, ao ser consumido, não é totalmente absorvido. 

Isso não significa que todo vegetariano vai ficar anêmico, pelo contrário. “Dá para manter a saúde em dia, mesmo consumindo apenas alimentos de origem vegetal. Basta seguir alguns cuidados”, explica Fernanda.

Primeiro, deve-se incluir na dieta itens ricos em ferro. Os vegetais que mais possuem esse nutriente são: quinoa, aveia, feijão, lentilha, castanhas em geral, abóbora, gergelim, semente de girassol, linhaça, agrião, rúcula, pêssego, damasco, figo, sálvia, hortelã e melado de cana.

Continua após a publicidade

Outra providência é abusar de alimentos ricos em vitamina C (limão, frutas ácidas em geral, verduras, legumes), e também de grãos integrais, que facilitam a absorção do ferro. Vegetarianos devem evitar o consumo de  laticínios, café, chás e chocolates, pois eles têm o efeito contrário.

“De qualquer maneira, se o indivíduo apresentar anemia, ele deve se consultar com um médico para que sejam investigadas as reais causas do problema”, alerta a nutricionista

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.