Imagem Blog

Pergunte ao Doutor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Sal marinho é mais saudável que o refinado? E o rosa?

A nutricionista Larissa Lins, coordenadora do setor de nutrição e gastronomia do Hospital Samaritano de São Paulo, responde

Por Catherine Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 jul 2017, 19h09 - Publicado em 21 jul 2017, 19h09

Nos últimos anos, novos tipos de sal, supostamente mais saudáveis que o refinado, tão comum em nossas cozinhas há décadas, surgiram no mercado. Os mais conhecidos são o marinho e o rosa, ou do Himalaia (tem esse nome por ter origem na cordilheira do Himalaia).

Mas será que, de fato, eles são melhores que o sal “comum”? Segundo nutricionistas, é verdade. E um dos principais motivos para isso é que eles não passam pelo processo de refinamento ou branqueamento. Assim, mantêm os minerais e nutrientes que o tipo refinado acaba perdendo no processo, incluindo, aí, o iodo. Os dois também possuem uma quantidade menor de sódio, considerado um dos grandes vilões da saúde.

No caso do sal rosa, os benefícios são ainda maiores, porque ele é considerado o sal mais puro do planeta. Sua cor rosa, inclusive, se deve à alta concentração de minerais em sua composição: mais de oitenta tipos, entre eles cálcio, ferro, magnésio e potássio.

Isso não significa que se possa consumir sal à vontade. Mesmo em quantidades menores que o refinado, o marinho e o rosa contém sódio.

Continua após a publicidade

“O consumo de sal não deve exceder 5 gramas por dia, mas os brasileiros costumam consumir de duas a três vezes mais que isso”, alerta a nutricionista Larissa Lins, do Hospital Samaritano. “Sal em excesso pode resultar em uma série de problemas de saúde, como hipertensão, AVC, sobrecarga renal e, principalmente, a retenção de líquidos”, completa.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.