O limão é realmente eficiente para infecção de garganta?

A otorrinolaringologista Cleonice Hirata, do Centro de Otorrino & Fonoaudiologia de São Paulo, ligado ao Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, responde: “O limão é rico em vitaminas, sais minerais e age como antioxidante, que combate os radicais livres e protege as células sadias.  Ao ser ingerido durante uma infecção, ele dá alívio porque tem ações antissépticas. […]

limão

A otorrinolaringologista Cleonice Hirata, do Centro de Otorrino & Fonoaudiologia de São Paulo, ligado ao Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, responde:

“O limão é rico em vitaminas, sais minerais e age como antioxidante, que combate os radicais livres e protege as células sadias.  Ao ser ingerido durante uma infecção, ele dá alívio porque tem ações antissépticas. Ou seja, faz uma limpeza da região infeccionada. É o mesmo efeito de outras receitas caseiras como mel, alho e casca de cebola.

+ Estalar os dedos engrossa as juntas?

No entanto, não é o limão o responsável por eliminar a infecção. As inflamações causadas por vírus são combatidas pelo próprio organismo em quatro ou cinco dias. O paciente apresenta dor de garganta, tosse e febre. Gargarejo e analgésicos são indicados para aliviar os sintomas. Já as que são motivadas por bactéria deixam o indivíduo mais debilitado, com dificuldade para se alimentar, e muitas vezes é preciso recorrer a antibióticos.”

+ Quais os benefícios do limão para a saúde?

Tem uma dúvida? Deixe sua pergunta na caixa de comentários.

* O conteúdo deste post não substitui uma consulta especializada. Procure sempre seu médico.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s