Maionese aumenta o colesterol?

A nutricionista Gabriela Bragueroli Cunha, do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, tira a dúvida

Boa notícia para os fãs desse alimento: ele não aumenta o colesterol.

A maionese, se comparada ao ovo, tem 98% menos colesterol. O motivo é a sua composição. Formada em grande parte por óleo vegetal – gordura insaturada -, não soma altos níveis do vilão em questão. Segundo a nutricionista Gabriela Bragueroli Cunha, do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o único colesterol presente na maionese é proveniente do próprio ovo.

A médica indica o consumo da maionese industrializada, que, por ser feita com ovos pasteurizados, é considerada mais segura e saudável do que a versão caseira. “Nela, a quantidade de óleo é reduzida e substituída por amido modificado, o que dá a mesma consistência e reduz calorias e gorduras”, explica. Como alerta, a nutricionista lembra do risco de contaminação por salmonela com o ovo cru. “A industrializada, ao contrário da caseira, não tem salmonela de jeito algum”.

Ao contrário do que muita gente pensa, esse item pode ser utilizado até em dietas, pois sua grande quantidade de gordura vegetal dá uma sensação de saciedade com rapidez. “Indicamos o uso em patê de frango ou de atum. A maionese é, inclusive, mais recomendada do que o requeijão, que é mais calórico”, entende.

Mas fique atento: apesar do molhinho estar quase livre de colesterol, segundo Gabriela, é bom prezar por uma alimentação regrada e não abusar.

 

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s