Imagem Blog

Pergunte ao Doutor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Ficar muito tempo em pé pode causar varizes?

A médica Juliana Puggina, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, responde

Por Sara Ferrari Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 Maio 2017, 12h34 - Publicado em 25 Maio 2017, 12h32

As varizes, comuns entre as mulheres, são veias dilatadas que perderam a capacidade de fazer o sangue retornar para o coração de maneira eficiente. Essa insuficiência é causada por alterações nas paredes e válvulas dos vasos responsáveis por direcionar o sangue na direção correta.

Passar longos períodos em pé, seja no trabalho ou numa fila de espera, pode contribuir, sim, para o aparecimento das varizes, de acordo com a médica Juliana Puggina, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. “Isso ocorre porque a contração da musculatura da perna é um dos fatores que auxiliam o retorno do sangue das pernas de volta para o coração. E quando estamos nessa posição, devido à gravidade, há uma dificuldade natural para o retorno venoso, ainda mais se a musculatura não está em uso”, explica a especialista.

No entanto, permanecer nessa posição por muito tempo não é a principal causa para o surgimento das “veinhas” indesejáveis. Os maiores fatores de risco são herança genética, ou seja, predisposição familiar para o problema; obesidade e sobrepeso; sedentarismo; e número alto de gestações, no caso das mulheres.

Para prevenir ou retardar o aparecimento das varizes, deve-se evitar o ganho excessivo de peso e manter uma atividade física regular. “Não há como modificar casos de herança genética”, comenta a médica. “Por isso, aqueles que possuem familiares com o problema devem procurar um cirurgião vascular assim que os sintomas se iniciarem, para que o tratamento seja realizado o quanto antes, evitando complicações mais sérias como tromboses e úlceras varicosas”, complementa.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.