Comer chocolate ajuda a aliviar os sintomas da TPM?

  Mudança de humor, inchaço e alterações de apetite estão entre os sintomas de quem sofre de tensão pré-menstrual, a TPM. Esse período ingrato pode tirar a mulher do sério e de quem está ao seu redor. Para algumas sofredoras, o “remédio” está  na caixa de bombons e nas grandes barras de chocolate, que servem como […]

ressaca

 

Mudança de humor, inchaço e alterações de apetite estão entre os sintomas de quem sofre de tensão pré-menstrual, a TPM. Esse período ingrato pode tirar a mulher do sério e de quem está ao seu redor. Para algumas sofredoras, o “remédio” está  na caixa de bombons e nas grandes barras de chocolate, que servem como um abraço nos dias de grande stress.

Mas será que realmente existe uma relação entre o alimento e o bem-estar? De acordo com Iara Linhares, ginecologista e professora do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, a maioria das pesquisas feitas sobre o assunto mostra que o chocolate, de fato, pode ajudar a se sentir melhor.

+ Comer de três em três horas emagrece?

“Os estudos afirmam que alguns componentes do chocolate, como metilxantinas, aminas biogênicas e alguns ácidos gordurosos são capazes de alterar o humor, independentemente de se estar com TPM ou não”, explica. Esse efeito, segundo as pesquisas, parece funcionar mais sobre as mulheres do que em homens.

 + Tomar água com limão pela manhã limpa o organismo?

No entanto, a ginecologista alerta: o consumo excessivo pode aumentar o colesterol e contribuir com a obesidade. “Dê preferência aos mais amargos, com mais cacau. E coma apenas um pedacinho”, aconselha ela. Exercícios físicos também ajudam a aliviar os sintomas. “A TPM tem vários graus e, em alguns casos, a paciente pode precisar de intervenção médica, com remédios psiquiátricos”, ressalta.

*O conteúdo deste post não substitui uma consulta médica. Procure sempre seu médico.

Por Ana Luiza Cardoso

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s