Chocolate meio amargo é mais saudável que chocolate ao leite?

O endocrinologista Renato Zilli ajuda a escolher o doce sem prejudicar a saúde

Apesar de ser considerado um “vilão” das dietas devido à alta quantidade de calorias, o chocolate em pequenas porções pode fazer bem à saúde. Um estudo recente publicado na revista Antioxidants e Redox Signaling comparou o doce a outros alimentos e revelou que ele é rico em antioxidantes. Também fornece benefícios cardiovasculares, reduzindo a inflamação, protege a pele dos danos oxidativos e ajuda a melhorar a função cognitiva e o humor.

No entanto, algumas variações podem trazer mais benefícios que outras. “A grande diferença está na forma como cada tipo é produzido e na quantidade utilizada de cada ingrediente”, explica Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês. 

Enquanto o chocolate meio amargo não leva leite e é feito pela combinação de cacau, manteiga de cacau e açúcar, o chocolate ao leite contém alto teor da gordura derivada da bebida – é isso que garante a textura mais cremosa e o sabor adocicado. O chocolate branco, por sua vez, não leva cacau e sim, manteiga de cacau com leite e açúcar. “Por isso, o meio amargo oferece mais benefícios para a saúde que os com leite”, afirma o médico.

O teor de cacau, segundo o endocrinologista, também faz diferença. “Quanto maior a quantidade, melhor para a saúde”, conclui. 

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s