Imagem Blog

Pop! Pop! Pop! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais
Continua após publicidade

Christiane Pelajo bate-boca com Ministro da Saúde na GloboNews, confunde dados e provoca polêmica

Após deixar o Jornal da Globo, a jornalista Christiane Pelajo assumiu a edição das 16h do telejornal da GloboNews. Sua estreia aconteceu na segunda (29) e, aparentemente, foi um pouco mais polêmica do que o esperado. + Estudante conquista a internet com interpretação emocionante de Beyoncé + Companhia aérea brasileira lança avião especial com temática da Disney Ao vivo […]

Por Tatiane Rosset
Atualizado em 26 fev 2017, 13h01 - Publicado em 2 mar 2016, 12h54

ABRE01

Após deixar o Jornal da Globo, a jornalista Christiane Pelajo assumiu a edição das 16h do telejornal da GloboNews. Sua estreia aconteceu na segunda (29) e, aparentemente, foi um pouco mais polêmica do que o esperado.

+ Estudante conquista a internet com interpretação emocionante de Beyoncé
+ Companhia aérea brasileira lança avião especial com temática da Disney

Ao vivo do estúdio no Rio de Janeiro, Pelajo confrontou o Ministro da Saúde, Marcelo Castro, sobro os dados sobre microcefalia e o zika vírus. A discussão evoluiu para um bate-boca que chamou a atenção da internet. Assista: 

Continua após a publicidade

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=zuwmguzzJuo?feature=oembed&w=500&h=281%5D

A atitude de Pelajo contra o Ministro da Saúde agradou aos internautas. Muitos elogiaram a maneira como a jornalista enfrentou o político. Confira os melhores comentários: 

A polêmica veio depois: de acordo com o site Notícias da TV, a jornalista acabou confundindo dados durante a discussão com o ministro da Saúde — Pelajo teria trocado o número de casos suspeitos de microcefalia pelos confirmados.

A reportagem mostrava divergências entre o número de casos de microcefalia reportados pelas secretarias estaduais de Saúde de Rio de Janeiro e São Paulo e os anunciados pelo Ministério da Saúde: a capital paulista teria 149 casos confirmados, enquanto a união sustentava nenhum caso confirmado. Já na capital carioca, seriam 252 casos confirmados pelos órgãos estaduais e apenas dois confirmados pelo governo estadual.

Com o apoio da jornalista Cristina Tardáguila, responsável pelo levantamento de dados, Pelajo confrontou o Ministro Marcelo Castro sobre a discrepância entre os números. Durante a atração, o político tentou mostrar que as informações estavam erradas: “Não existe nenhuma fragilidade nos dados do Ministério da Saúde. O que há é uma confusão entre casos confirmados, suspeitos e casos notificados“, comentou.

À noite, o Ministério da Saúde emitiu uma nota dizendo que lamentava que o Edição das 16htenha classificado como ‘falsos’ as informações do grupo de especialistas e os dados encaminhados pelos Estados“. O texto anexava ainda documentos oficiais enviados pelos Estados, que confirmavam que o ministro estava certo. A Secretaria de Saúde de São Paulo, por exemplo, afirmou a existência de 149 casos notificados de microcefalia — 30 já foram descartados e 119 continuam sob investigação.

Ao Notícias da TV, a Rede Globo admitiu o erro através de uma nota: “(…) O programa acolhe as explicações do ministério, mas entende que ontem ofereceu excelente oportunidade para o público entender melhor de que forma são contabilizados os dados pelo Ministério da Saúde” — para ler a nota completa, clique aqui.

Dê sua opinião: E você, o que achou do deslize da jornalista? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.