Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Zé Celso completa 80 anos

Formado em direito, artista se dedica ao teatro

Por Dirceu Alves Jr.
17 mar 2017, 20h46

Paulista de Araraquara, o jovem José Celso Martinez Corrêa quase foi mais um advogado, de terno e gravata, diplomado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco. O teatro, no entanto, virou sua cabeça nos corredores da própria universidade, graças à parceria que fez com outro colega, o carioca Renato Borghi.

Juntos, eles fundaram, em 1958, o Oficina, grupo profissionalizado três anos depois. Fica difícil imaginar o inquieto Zé Celso, que, assim como Borghi, completa 80 anos no próximo dia 30, exercendo seu ofício nos tribunais. A lábia, comum aos advogados, permaneceu entre as qualidades desse grande artista e apoiou nos discursos polêmicos a essência de sua obra.

Responsável por espetáculos célebres como Pequenos Burgueses e O Rei da Vela, Zé Celso enfrentou a repressão militar em defesa de suas convicções enquanto resistiu. Em dezembro de 1972, desgastado pela censura, recorreu ao clássico As Três Irmãs, do russo Anton Tchecov.

Partiu para o exílio, em Portugal, e mergulhou no experimentalismo radical que permeia seu trabalho até hoje. Atual provocação do Oficina, a peça Bacantes pode ser vista aos sábados e domingos, às 18 horas, no teatro da Rua Jaceguai e ganha sessão extra no dia 30, às 20 horas, para celebrar em cena os 80 anos muito bem vividos de um dos mais potentes diretores do teatro brasileiro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.