Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Rock brasileiro – 13 bandas que talvez você não se lembre

A boa safra do rock brazuca que foi esquecida com o tempo

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 jul 2017, 13h20

No Dia Internacional do Rock, vamos relembrar algumas bandas brasileiras pioneiras do rock nacional, e que ficaram meio esquecidas com o tempo. Todos se lembram do grande auge do rock brazuca dos anos 80, quando bandas como Legião Urbana, Titãs, Capital Inicial e tantas outras deixaram seu nome no hall da fama do rock no Brasil. Mas, antes deles, verdadeiros heróis lutavam para manter o rock vivo em nossas terras. Bandas com integrantes que se tornariam conhecidos algum tempo depois, ou simplesmente sumiram sem deixar vestígios.

• Secos & Molhados
Talvez a mais lembrada entre todas da nossa lista, foi uma verdadeira revolução musical quando lançaram seu primeiro disco, em 1973, tendo Ney Matogrosso nos vocais. Seu estilo folk/MPB/glam rock era inédito naquela época, e é aclamado até hoje como um dos principais representantes do rock brasileiro. Recentemente uma de suas mais lembradas músicas, Sangue Latino, foi usada como tema da série da HBO Magnífica 70.
https://youtu.be/-zLicyzaH5A

• Placa Luminosa
Formado em 1977, teve relativo sucesso com a música Velho Demais, parte da trilha sonora da novela Sem Lenço Sem Documento. Foi fundado pelo cantor Jessé, entre a fase que cantava em inglês como Tony Stevens e a época em que foi sucesso como artista solo.
https://youtu.be/PEAIx0k6kyA

• O Terço
Uma das maiores bandas de rock brasileiro da década de 70, tocava inicialmente rock clássico, passando ao progressivo a partir do segundo disco. Flávio Venturini foi um dos seus integrantes, antes de fundar o 14 Bis alguns anos depois.
https://youtu.be/ASikFgkDXVc

• A Bolha
Banda formada em 1965 com The Bubbles, mudaram para A Bolha no início dos anos 70. Gravaram seu primeiro disco em 1972, após ganharem o título de melhor banda no Festival Internacional da Canção. A banda se desfez em 1978. Voltaram à ativa em 2004, gravando mais um disco, mas em seguida a banda se desfez novamente.
https://youtu.be/Rv_zB7VbxVA

• Bacamarte
Formada em 1974, a banda tinha Jane Duboc nos vocais. Gravaram somente um disco, em 1983, chamado Depois do Fim, que é considerado pelo site Progarchives como um dos quarenta melhores álbuns de rock progressivo de todos os tempos em todo o mundo.
https://youtu.be/lTG25LdQAMY

Continua após a publicidade

• Moto Perpétuo
Formada em 73, foi a primeira banda de Guilherme Arantes, antes de se tornar artista pop solo. Tocava uma mistura de MPB com rock progressivo, com influências de Yes, Genesis e Jethro Tull.
https://youtu.be/_u0g3UEsJbc

• Bixo da Seda
Originária de Porto Alegre, no início, faziam cover dos Beatles, como nome de Liverpool. Em 1971, mudaram o nome da banda para Bixo da Seda, tendo apenas um disco gravado em 1976.
https://youtu.be/aLch2w_M2wg

• Vímana
A banda, formada em 1974, chegou a ter em sua formação nomes como Lulu Santos, Ritchie e Lobão. Até o suíço Patrick Moraz, tecladista do Yes/Moody Blues participou da banda até sua dissolução em 1978.
https://youtu.be/YMJnfSw4RYk

• Casa das Máquinas
Na primeira fase, entre 1973 e 1978, o Casa das Máquinas gravou três discos e teve grandes sucessos, como Vou Morar no Ar e Casa do Rock. Em 2007, eles se reuniram para um show e voltaram à ativa desde então.
https://youtu.be/ZB-02zia8DM

• Made in Brazil
É a banda brasileira há mais tempo em atividade. A formação data de 1967, e apesar de eles terem somente cinco discos gravados, fazem shows até hoje e têm um público fiel. São uma espécie de “lenda” na história do rock nacional.
https://youtu.be/Hj0pI5gSCBs

Continua após a publicidade

• Som Nosso de Cada Dia
Com influências do rock progressivo da black music de James Brown, o Som Nosso foi formado em 1972 e se dissolveu em 1978. Em 93, eles retornaram para comemorar os vinte anos de estrada, e mantiveram o grupo até 1995. Em 2008, retornaram novamente para um show na Virada Cultural, dissolvendo-se definitivamente em 2010.
https://youtu.be/i2GeW30Sdcw

Patrulha do Espaço
Banda formada em São Paulo em 1977 por Arnaldo Batista, ex-Mutantes, que deixou o grupo no ano seguinte, antes da gravação do primeiro disco. Se tornaram o primeiro trio de hard rock brasileiro, e abriram pro Van Halen em 1983, ganhando elogios de Eddie Van Halen. Após algumas paradas, ainda estão em atividade.
https://youtu.be/FDFi-k8xbzk

• Violeta de Outono
Fundada em 1985, a banda tem influências de Beatles, Rolling Stones e Pink Floyd. Já passou por diversas formações e ainda está em atividade, inclusive com um novo álbum, lançado em 2016.
https://youtu.be/Vos9X06kveg

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.