Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Quando a propaganda virou fumaça

Vibrantes e repletos de esportes radicais, comerciais de cigarro ainda são lembrados após anos de proibição

Por Roosevelt Garcia
Atualizado em 25 fev 2017, 19h57 - Publicado em 20 fev 2017, 19h55

Houve uma época em que fumar não fazia mal algum à saúde, aliás, era só sair fumando que você ficava cercado de gatas maravilhosas e esportes radicais, além de ser muito bem sucedido. Tudo graças ao… cigarro.

Essa era a imagem que os fabricantes tentavam passar ao público, principalmente jovem. Obviamente, dava certo. Hoje em dia, os jovens são mais esclarecidos, cuidam da saúde, tanto que o número de adolescentes fumantes é muito menor. Essa mudança aconteceu principalmente porque, hoje em dia, fumar não é mais cool… ou então, é porque é proibido fazer comercial de cigarro na televisão.

 

Na época em que ainda eram permitidos, os comerciais de cigarro geralmente mostravam todas as coisas que mencionei antes: jovens, esportes, mulheres bonitas e gente bem sucedida. Pergunte a qualquer um com mais de 30 anos qual o comercial de cigarros que ainda se lembra…. 99% vão falar Hollywood!

Durante os anos 70, os comerciais do cigarro Hollywood já tinham cenas de ação e esportes radicais, mas com uma trilha normal, um jingle composto para o comercial. E mostravam excessivamente o consumo do produto, com cenas em que até se percebe que o ator ou atriz não fuma de verdade.

A partir de 1980 uma revolução aconteceu. Os comerciais passaram a ser muito mais radicais, cada um mostrava um esporte diferente, numa edição mais rápida, dando mais agilidade ao vídeo, e embalado por uma trilha empolgante, geralmente um grande sucesso pop da época, com jovens sempre sorrindo e praticando os tais esportes. Mas os comerciais tinham uma característica inesperada: o produto era mostrado muitas vezes, mas raramente se via uma cena de consumo, ou seja, alguém efetivamente fumando.

Continua após a publicidade

As músicas eram tão importantes nos comercias de Hollywood que existiram CDs chamados Hollywood Hits, que traziam coletâneas com algumas dessas faixas. Houve até algumas edições do festival Hollywood Rock a partir de 1988, porque o nome Hollywood já estava associado ao rock e ao pop, graças aos seus comerciais. Também existiram eventos de esportes radicais associados à marca.

Depois de anos de proibição, essas peças publicitárias ainda são lembradas.
Esqueça o produto: concentre-se nas imagens e na música!

https://www.youtube.com/watch?v=iAYw_NP2xdQ
https://www.youtube.com/watch?v=kNrwHJ5bXyc
https://www.youtube.com/watch?v=Nx5X3_mE-CE

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.