Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Os Sobrinhos do Ataíde e outros ícones do humor no rádio

Diversão garantida nas FMs desde os anos 70

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
24 jun 2017, 16h35

Há 20 anos, o maior sucesso do FM não eram programas musicais, ou ou programas religiosos, como os que pipocam no dial hoje em dia. O grande fenômeno dos anos 90 foram três rapazes que reinventaram uma maneira de fazer humor usando apenas a voz como ferramenta: Marco Bianchi, Paulo Bonfá e Felipe Xavier, ou simplesmente Os Sobrinhos do Ataíde.

No ar na 89FM a partir de 1995, os meninos criavam personagens, faziam jingles parodiando comerciais, inventavam bordões que grudavam feito chiclete na cabeça dos ouvintes e, principalmente, usavam um humor inteligente com inúmeras referências à cultura pop. Os programetes eram curtos, com menos de cinco minutos cada, e iam ao ar em horários mais ou menos determinados durante todo o dia e a à noite, com inserções nos intervalos comerciais da rádio, sempre iniciados com o inesquecível “top de 3 OIs”, e se despediam com o “top de 3 TCHAUs”.

A popularidade dos Sobrinhos era tão grande que mesmo ouvintes ferrenhos de outras emissoras passaram a sintonizar a 89FM nos horários dos programas pra ouvir as mais novas invenções dos garotos. Em 1997, foi lançado pela 89 Records/Universal um CD com uma coletânea de esquetes dos Sobrinhos, trazendo alguns dos quadros ouvidos no rádio.

Com o fim dos Sobrinhos, em 1999, eles continuaram ligados, mas em projetos diferentes para rádio e televisão. Paulo Bonfá e Marco Bianchi seguiram na MTV, apresentando o Rock Gol até 2010. Felipe Xavier foi para a Jovem Pan, onde tinha o quadro “Homem Cueca”, entre outros. Depois foi para a Mix FM, fazendo o Chuchu Beleza, com outro personagem seu que ficou famoso, o Doutor Pimpolho.

Continua após a publicidade

Sobrinhos do Ataíde – Valeska Cristina e Cleverson Mariano

Sobrinhos do Ataíde – Sala da Justiça

Sobrinhos do Ataíde – Pequeno Wilbur

Continua após a publicidade

 

Usar o humor popular para atrair ouvintes de rádio é uma estratégia antiga. Antes dos Sobrinhos, outros programas fizeram história nesse segmento. Nos anos 80 e 90, todo mundo parava nas noites de sábado pra ouvir o Djalma Jorge Show na Jovem Pan FM, um programa musical feito pelo locutor Djalma Jorge, personagem do atual diretor da Pan, o Tutinha. Djalma Jorge abusava dos erros de português e era muito engraçada a forma como ele anunciava as músicas como se fossem exclusivas, mas na verdade eram velhos sucessos da era das discotecas. Também havia sátiras aos programas jornalísticos da Globo. O programa era ao vivo, então havia muita improvisação, o que o deixava ainda mais engraçado. As reprises eram nas tardes de domingo.

Djalma Jorge Show – gravado em 1986

Nos anos 70 e começo dos 80, o mesmo Tutinha fazia o papel do locutor Mike Nelson, que apresentava o programa Jovem Pan Disco Dance, que tinha uma sequência de esquetes e paródias, como “Amaral e Netos”. O programa ia ao ar aos sábados, entre 21h e meia-noite. Rádio novelas, vinhetas engraçadas e paródias em geral davam o tom do programa.

Programa Mike Nelson em 1980

Em 1989, a Transamérica FM lançou o mais duradouro dos programas de humor do rádio. O Café Com Bobagem era formado por Zé Américo, René Vanordem, Ênio Vivona, Oscar Pardini e Ivan de Oliveira, que sempre pontuaram o programa com esquetes cômicas e imitações de celebridades. Mudaram de emissora várias vezes, foram para a televisão, e ainda hoje estão no ar, além da TV, em duas rádios diferentes, e ao mesmo tempo com programas ao vivo, sendo líderes de audiência em ambas as emissoras. Como eles eram em cinco, ficavam se revezando nas duas rádios, uma em Campinas e outra em Mogi das Cruzes, para levar os programas ao ar ao mesmo tempo. O Café Com bobagem teve uma coleção de CDs lançados, reunindo as melhores esquetes do programa.

Café com Bobagem gravado no início dos anos 90

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.