Os 20 filmes mais exibidos no início da Sessão da Tarde

Nos seus primeiros anos de vida, a Sessão da Tarde trazia clássicos que estão sendo esquecidos hoje em dia

Criada em 1974, a Sessão da Tarde é uma das sessões de cinema na TV mais duradouras que se tem notícia, e ainda hoje marca as tardes de quem pode acompanhá-la com regularidade. Mas, foi nos anos 80 que ela atingiu sua melhor fase, exibindo filmes que se tornaram clássicos, como os sempre mencionados A Lagoa Azul, Esqueceram de Mim, Karatê Kid e Curtindo a Vida Adoidado.

As listas com os longas mais exibidos no programa são facilmente encontradas em diversos sites, mas aqui vamos fazer diferente: esta é uma lista dos filmes mais exibidos na Sessão da Tarde nos seus 10 primeiros anos de vida, quando a garotada, hoje beirando os 50 anos, voltava da escola correndo só pra ver os filmes. Se você é mais jovem que isso, recomendo altamente que assista tantos filmes quantos puder dessa lista. São grandes clássicos do cinema.

1.    As Sete Caras do Dr. Lao
Um circo itinerante comandado pelo misterioso chinês Dr. Lao chega a uma pequena cidade do velho oeste. Suas atrações acabam por influenciar cada um dos habitantes.

2.    Simbad e o Olho do Tigre
O príncipe Simbad parte em uma aventura onde enfrenta lendários monstros. Veja também Simbad e a Princesa e As Novas Viagens de Simbad, todos com efeitos do mestre do stop motion Ray Harryhausen.

3.    Tarzan, o Homem Macaco
Johnny Weissmuller foi um campeão olímpico, que depois viveu Tarzan nos cinemas. Deu certo. O grito fatídico do heroi das salvas é se sua autoria. O ator estrelou mais de 10 filmes como Tarzan –a a Sessão da Tarde exibia todos!

4.    Robinson Crusoé em Marte
Se você assistiu o recente Perdido em Marte, vai achar essa história familiar. Astronauta cai em Marte e tem que lutar para sobreviver. A diferença é que este clássico dos anos 60 tem discos voadores e a presença de Adam West, que mais tarde seria o Batman da série de TV.

5.    A Praia dos Biquínis
Clássicos dos clássicos, os filmes da Turma da Praia eram presença constante nos anos 70. Como esquecer do lerdo Pouca Cuca ou do chefão Eric Von Zipper? A turma rendeu uma série de filmes estrelando Frank Avalon e Annette Funicello.

6.    Ao Mestre Com Carinho
À procura de emprego, um engenheiro aceita lecionar em uma escola de Londres, onde os alunos são completamente indisciplinados. Um ótimo retrato dos rebeldes anos 60, trata-se do filme mais lembrado da carreira de Sidney Poitier.

7.    O Ladrão de Bagdá
A luta de um príncipe para recuperar seu trono, com a ajuda do mais famoso ladrão de Bagdá e também de um gênio da lâmpada.

8.    Feitiço Havaiano
Toda a safra de filmes de Elvis Presley também era presença constante na antiga Sessão da Tarde. Garotas, Garotas e Mais Garotas e Saudades de um Pacinha são outros filmes dele exibidos constantemente naquela época.

9.    O Manto Sagrado
Épico bíblico dos anos 50 com Richard Burton, conta a história de um bêbado sem fé que ganha o manto de Jesus num jogo, após a crucificação. Era exibido geralmente na semana da Páscoa.

10.    Os 5000 Dedos do Dr. T
Menino que odeia suas lições de piano sonha que seu professor mantém 500 crianças presas, obrigadas a tocar o instrumento gigantesco.

11.    King Kong
Este é o original de 1933, que começou a ser exibido na TV brasileira nos anos 70. Artista de cinema é contratada por diretor decadente para fazer um filme numa ilha remota. Lá, ela é raptada por nativos para servir de sacrifício ao gorila gigante.

12.    Bancando a Ama Seca
Todos os filmes de Jerry Lewis que passavam na Sessão da Tarde valem a pena. A lista inclui, além de Bancando a Ama Seca, O Rei dos Mágicos, O Bagunceiro Arrumadinho,  A Família Fuleira e muitos outros, inclusive da parceria com Dean Martin.

13.    Cidade Sob o Mar
No século XXI, uma cidade submersa que abriga cientistas é eleita pelo governo para guardar ouro e um elemento radioativo recém descoberto. Dirigido por Irwin Allen, mestre do cinema catástrofe dos anos 70 e criador de séries como Túnel do Tempo e Perdidos no Espaço.

14.    Os Primeiros Homens na Lua
No fim do século XIX, cientista cria espaçonave e viaja até a Lua, onde encontra habitantes e monstros. Com efeitos do mestre Ray Harryhausen, baseado no conto de HG Wells.

15.    Os Perigos de Paulina
Pamela Austin faz a garota Paulina, que vive se metendo em encrencas, dando trabalho ao seu anjo da guarda. O filme foi a inspiração para o desenho Os Apuros de Penélope.

16.    A Fantástica Fábrica de Chocolate
Nada supera os Oompa Loompas dessa versão original de 1971! O enredo é praticamente o mesmo do filme de 2005 com Johnny Depp, mas os personagens dessa versão original são muito mais inocentes!

17.    Trinity & Carambola – A Dupla Invencível
Terence Hill e Bud Spencer foram heróis da infância de muita gente. Chegaram até a fazer uma participação especial nos Trapalhões, dada a popularidade que seus filmes tinham por aqui nos anos 70.

18.    Quando as Metralhadores Cospem
Um filme de gangsters pra crianças, e feito somente com crianças! Na Nova York dos anos 20, uma gangue cria uma arma que transforma balas de revolver em chantilly.

19.    Fúria de Titãs
Perseu, filho de Zeus, viaja para a ilha de Joppa para enfrentar o sátiro Calibus e outros monstros, para salvar a princesa Andrômeda e se casar com ela. Filme de 1981 infinitamente superior ao remake de 2010.

20.    Jogos de Guerra
Um garoto entra acidentalmente no sistema de defesa americano e quase provoca uma guerra de verdade. No início dos anos 80, já se falava no poder dos computadores conectados…

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Jamerson Albuquerque Tiossi

    Há um erro na lista. Se são os 10 primeiros anos, ou seja, 1.974-1.983 ou ainda 1.974-1.984, não é possível que Jogos de Guerra, um filme de 1.983 esteja entre os mais vistos. E neste item em específico, tenho uma dúvida adicional: Tenho certeza que a o filme estreou na rede Bandeirantes e só depois foi transferido para a Globo. Ou seja, não poderia estar na lista de mais vistos do primeiros 10 anos da Sessão da Tarde.