Chuck Berry, o inventor do rock

Confira os melhores momentos do músico, que faleceu neste sábado (18), aos 90 anos

Charles Edward Anderson Berry nos deixou neste sábado (18), depois de 90 anos de uma vida agitada, quase 70 deles dedicados ao rock. Por muito tempo não se tinha certeza da idade dele; sabia-se apenas que havia nascido num dia 18 de outubro, em Saint Louis, mas o ano foi uma incógnita por várias décadas. Foi determinado, há algum tempo, que o ano era 1926, e que já era músico de blues na década de 40, com pouco mais de 20 anos.

Em 1955 tocou com a lenda do blues Muddy Waters, que gostou da forma como aquele garoto tocava guitarra e apresentou-o em sua gravadora, a Chess Records. Foi lá que ele gravou Maybellene, uma mistura de blues com country music, considerada uma das primeiras gravações do legítimo rock´n´roll que se tem notícia.

Maybellene vendeu um milhão de cópias, tornando Chuck um astro da noite pro dia, e sua forma única de tocar e cantar aproximava negros e brancos em tempos de grande segregação racial nos Estados Unidos. Em 1956, ele já estava de olho no que o mercado fonográfico pedia, e arrumou um forma de conciliar sua criatividade com as necessidades de um público cada vez mais exigente. Foi quando ele lançou Roll Over Beethoven, que estabeleceu um padrão em suas apresentações a partir de então, mesclando um ritmo balançado, mudança rápida de acordes e uma guitarra chorosa com solos em alta velocidade. Foi uma revolução.

Em 1958, ele lançou Sweet Little Sixteen e Johnny B. Goode, músicas que são constantemente lembradas como influências em várias bandas que vieram depois, como os Beatles, Animals e Rolling Stones.

Sua música mais famosa, Johnny B. Goode, foi regravada por incontáveis artistas, e também faz parte do disco de ouro que viaja com as naves Voyager I e II, com sons e mensagens do planeta Terra, nos apresentando a qualquer civilização alienígena que o encontrar.

No dia em que ele completou 90 anos, em 2016, anunciou o lançamento de um álbum inédito, o primeiro desde 1979. O álbum chamado simplesmente de Chuck, com previsão de lançamento para 2017, acabou não sendo lançado antes que a lenda partisse.

Veja algumas versões da música Johnny B. Goode, começando pela original:

Chuck Berry

Chuck Berry com John Lennon

Elvis Presley

Peter Tosh

Marty McFly (De Volta Para o Futuro)

Judas Priest

AC/DC

Sex Pistols

 

Cidade Negra

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s