Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Dez celulares incrivelmente inovadores em suas épocas

O Motorola PT-550, por exemplo, era tão grande que executivos o carregavam em pastas

Por Roosevelt Garcia
Atualizado em 19 fev 2017, 12h50 - Publicado em 19 fev 2017, 12h07

Aproveitando a notícia de que a Nokia pode relançar seu celular mais famoso, o indestrutível  3310, listamos aqui 10 celulares que foram incrivelmente inovadores em suas épocas. Com o avanço da tecnologia, é difícil crer que esses gadgets simplórios estavam no topo da evolução eletrônica quando foram lançados, mas essa é a pura verdade!

Hoje em dia, smartphones são legais, bem avançados, mas são todos basicamente a mesma coisa, principalmente no design. Alguns dos modelos abaixo, além de serem tecnologicamente bem dotados em suas épocas, tinham designs bem ousados.

 1. Motorola PT-550

Este é simplesmente o primeiro celular vendido oficialmente no Brasil, no início dos anos 90. Era um tanto grande, e seu maior público eram executivos que o carregavam em pastas. Pessoas menos importantes, que por acaso eram felizes proprietárias deste aparelho, apelavam para uma pochete, porque ele era grande demais pra caber em um bolso!

2. Nokia 6110

celular-nokia6110
()

Pequeno para os padrões da época, sua antena externa fixa atrapalhava um pouco, mas este aparelho era o sonho de consumo dos primeiros usuários da operadora BCP, quando começou a operar em São Paulo. A gente até esquecia de carregar a bateria, de tanto que ela durava!

3. Motorla StarTac

Continua após a publicidade
celular-motorola-startac
()

Lançado em 1996, não por acaso ele tem esse nome. Ele foi realmente inspirado no comunicador do Capitão Kirk da série Jornada nas Estrelas (Star Trek), e foi lançado no ano em que a série completava 30 anos. Existiram algumas versões dele: os primeiros ainda vinham com visor de leds vermelhos e eram analógicos. Depois apareceu uma versão com visor de cristal líquido, e foram os primeiro aparelhos com tecnologia de recepção digital.

4. Nokia Communicator 9210i

celular-nokia9210i
()

Aparentemente grande e simples, o telefone escondia um teclado completo. Era só abri-lo, que ele virava um micro-notebook, com uma tela colorida de 640×200 pontos. A tela externa era pequena e monocromática. Foi lançado em 2000, e foi o primeiro telefone com a capacidade de enviar e receber fax.

5. N-Gage

celular-nokia-ngage
()

Os Gameboy da Nintendo atingiram o ápice de sua popularidade no ano de 2003, então a Nokia resolveu apostar nesse segmento e lançou um celular para gamers. O design único do N-Gage era muito atrativo, principalmente para quem queria ser diferente das massas. O fone e o microfone ficavam na lateral do aparelho, o que fazia o ato de falar ao telefone chamar muito a atenção. Infelizmente, os jogos para ele não fizeram muito sucesso, e o próprio aparelho não teve boa aceitação, fazendo com que essa ideia, ousada para a época, tivesse uma vida curta.

Continua após a publicidade

6. Motorola RAZR V3

celular-motorola-razr-v3
()

Com design sofisticado e teclado impresso a laser, este celular vendeu cerca de 130 milhões de unidades em 2004, quando foi lançado. Era inicialmente caro, e destinado a executivos, mas caiu no gosto popular e seu preço despencou. A Motorola usou por muito tempo a denominação RAZR em outros aparelhos, dado o sucesso deste.

7. Nokia 1110

celular-nokia1110
()

Lançado em 2005, foi um dos primeiros do mercado a ter toques polifônicos, o que deixava bem mais agradável ouvir o telefone tocar. Sua tela ainda era monocromática, mas este foi um dos modelos mais vendidos de todos os tempos, no mundo todo.

8. Sony/Ericsson W800 Walkman

Continua após a publicidade
celular-sony-ericssonw800-1
()

Também de 2005, esse celular dos tempos em que a Sony e a Ericsson formaram uma joint-venture,  era focado em quem gostava de usar seu telefone para ouvir mp3. Todas as funções de música eram otimizadas para este aparelho, e ele vinha com um fone de ouvido excepcionalmente bom.

9. Nokia N90

celular-nokian90
()

Este é outro aparelho da Nokia com design ousado. O telefone não era apenas um “flip” comum. Ele se desdobrava e ficava no formato de uma câmera, facilitando o manuseio para gravar pequenos vídeos. Ele gravava em resolução 352×288, a 30 quadros por segundo. Tinha lente Carl Zeiss, e foi um dos primeiros celulares a aceitar cartão de memória externo.

10. Nokia 6800

celular-nokia6800
()

Na tentativa de otimizar o ato de digitar mensagens, a grande inovação técnica dos celulares do início dos anos 2000, a Nokia lançou este aparelho, no mínimo curioso. Seu teclado normal é deslocado para o lado oposto, revelando um teclado completo QWERTY dividido em duas partes, com a tela no meio, Isso facilitava muito a digitação com os polegares, mania que já se iniciava naquela época.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.