As várias passarelas do samba paulista

Folia só foi oficializada em 1967, mas cordões carnavalescos como Primeira de São Paulo e o Lavapés, do Brás, já faziam a festa na década de 30

O Carnaval só foi oficializado na agenda da Prefeitura em 1967, por decreto do então prefeito Faria Lima. Mas a folia paulista rolava desde os anos 1930. Cordões carnavalescos como Primeira de São Paulo, fundada em 1935 na Pompeia e o Lavapés, do Brás (fundada em 1937) já faziam a festa em espaços do centro como a Praça Marechal Deodoro e o Largo São Bento.

Na década seguinte, alguns foliões passaram a se concentrar no Largo da Banana — onde atualmente se encontra o Memorial da América Latina. As grandes agremiações surgiram em bairros operários e com alta concentração de imigrantes. O mesmo aconteceu com a Vai-Vai, na Bela Vista, e a Camisa Verde e Branca, na Barra Funda.

Posteriormente a festa tomou o Largo do Arouche, na República, antes de ser movida para a Avenida São João na época em que a data foi oficializada. O desfile chegava até o Vale do Anhangabaú. Dez anos mais tarde, com o crescimento da metrópole, a prefeitura escolheu a Avenida Tiradentes como sede da folia, que rolou por lá até 1991, quando a então prefeita Luiza Erundina inaugurou o Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s