Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

As várias passarelas do samba paulista

Folia só foi oficializada em 1967, mas cordões carnavalescos como Primeira de São Paulo e o Lavapés, do Brás, já faziam a festa na década de 30

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 fev 2017, 19h58 - Publicado em 17 fev 2017, 16h47

O Carnaval só foi oficializado na agenda da Prefeitura em 1967, por decreto do então prefeito Faria Lima. Mas a folia paulista rolava desde os anos 1930. Cordões carnavalescos como Primeira de São Paulo, fundada em 1935 na Pompeia e o Lavapés, do Brás (fundada em 1937) já faziam a festa em espaços do centro como a Praça Marechal Deodoro e o Largo São Bento.

Na década seguinte, alguns foliões passaram a se concentrar no Largo da Banana — onde atualmente se encontra o Memorial da América Latina. As grandes agremiações surgiram em bairros operários e com alta concentração de imigrantes. O mesmo aconteceu com a Vai-Vai, na Bela Vista, e a Camisa Verde e Branca, na Barra Funda.

Posteriormente a festa tomou o Largo do Arouche, na República, antes de ser movida para a Avenida São João na época em que a data foi oficializada. O desfile chegava até o Vale do Anhangabaú. Dez anos mais tarde, com o crescimento da metrópole, a prefeitura escolheu a Avenida Tiradentes como sede da folia, que rolou por lá até 1991, quando a então prefeita Luiza Erundina inaugurou o Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.