Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

11 grandes revistas especializadas do passado

Das voltadas à arte àquelas direcionadas ao mundo das celebridades, confira algumas publicações que deixaram saudade

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 Maio 2017, 19h49 - Publicado em 29 Maio 2017, 18h50

1. InTerValo
Mesmo com poucos canais disponíveis na TV, acompanhar tudo ou saber quando ia passar seu programa favorito era complicado. Pra facilitar a vida, existiu a revista InTerValo, que toda semana trazia os horários da programação de todas as emissoras, incluindo sempre matérias muito interessantes sobre programas, séries e novelas.

(Abril/Divulgação)

 

2. Sétimo Céu
Revista sobre os bastidores da televisão e da música, e que também trazia fotonovelas com famosos, principalmente o pessoal da Jovem Guarda, quando a revista atingiu seu auge. Circulou de 1958 até o ano 2000, quando a Bloch Editores fechou.

(Editora Bloch/Divulgação)

 

3. Rock Espetacular
Publicada pelo Rio Gráfica Editora a partir de dezembro de 1976, a revista foi idealizada para ter somente três números contando a história do rock, dos anos 50 até aquele ano. Mas o sucesso foi tanto que mais alguns números especiais foram lançados no decorrer dos dois anos seguintes. Os três volumes originais ainda vinham com um disco grátis.

(Abril/Divulgação)

 

4. Bizz
Em agosto de 1985 chegava às bancas uma revista que era uma inovação editorial, direcionada à nova juventude brasileira, bem no auge na explosão do rock nacional. Além de música, trazia assuntos interessantes para os jovens nas áreas de cultura pop em geral, e foi um grande sucesso. Deixou de circular em 2007, mas a marca ainda existe, ligada a projetos culturais.

(Abril)

 

5. Somtrês
A partir de 1979, a Somtrês trazia todos os meses análises de equipamentos de som, críticas de discos, matérias especiais e tudo que fosse relacionado com uma arte hoje perdida: a de ouvir músicas em mídia física. A revista, assim como esse hábito, deixaram saudades. Durou dez anos e 121 números foram publicados.

(Editora Três/Divulgação)

 

6. Vídeo News
A vídeo-mania tomou conta do Brasil nos anos 80, todo mundo queria seu vídeo-cassete para poder ver seus filmes preferidos em casa. Nesse embalo, surgiu a Video News, uma revista que trazia matérias sobre os novos equipamentos, análises e resenhas dos lançamentos em filmes em VHS e matérias sobre cinema. Um grande sucesso nos quinze anos em que foi publicada.

Continua após a publicidade
(Sigla Editora)

 

7. Vruum
Em abril de 1976 a Editora Abril lançou uma revista diferente de tudo que havia até então. Destinada principalmente aos adolescentes, trazia matérias sobre carros, aviões, motos, barcos, os mais variados tipos de veículos, num projeto gráfico super moderno para a época. Teve somente seis números, e mais um álbum de figurinhas, mas até hoje é reverenciada por amantes da cultura pop.

(Abril/Divulgação)

 

8. Set
Exclusivamente sobre cinema, a Set foi lançada em 1987 e circulou até 2010, com algumas trocas de editora. Foi referência no mercado por muito tempo, trazia artigos sobre filmes e artistas do mercado cinematográfico, sempre em primeira mão, pois tinha diversos correspondentes em Hollywood.

(Editora Azul/Divulgação)

 

9. Pop
Revista teen dos anos 70, com matérias sobre moda, costumes e ídolos do cinema, música e TV. O nome completo era Geração Pop, mas ninguém lia a palavra “geração”, escondida no primeiro P. Foi a primeira revista verdadeiramente cult da rapaziada dos anos 70 e durou 82 números entre 1972 e 1979.

(Abril/Divulgação)

 

10. Cinemin
Se a Set era a revista para se saber das últimas notícias do mundo do cinema, a Cinemin ia um pouco mais além, e trazia também matérias sobre filmes clássicos. Publicada entre novembro de 1982 e outubro de 1993, a revista era na verdade um relançamento, a quinta encarnação da publicação, que começou em 1951 com a quadrinização de filmes de cinema.

(EBAL/Divulgação)

 

11. Flashback
Proposta ousada as Editora Abril em 2004, uma revista de cultura pop falando exclusivamente do passado. A abordagem era sempre reverenciando as produções de TV, cinema e música que haviam marcado gerações. Infelizmente, a publicação durou apenas onze números, incluindo os especiais.

Continua após a publicidade
(Abril/Divulgação)

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.