7 curiosidades sobre o maior avião do mundo, que desembarca no Brasil nesta segunda-feira (14)

O avião Antonov An-225 Mriya, o maior do mundo, pousou nesta manhã de segunda-feira (14) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. À noite, ele se dirigirá para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, onde deve tocar o solo às 23h30. Em Cumbica, ele será carregado com um transformador de 155 toneladas, fabricado no Brasil. […]

antonov 1

O avião Antonov An-225 Mriya, o maior do mundo, pousou nesta manhã de segunda-feira (14) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. À noite, ele se dirigirá para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, onde deve tocar o solo às 23h30.

Em Cumbica, ele será carregado com um transformador de 155 toneladas, fabricado no Brasil. O aparelho será levado para uma cidade chilena a fim de ajudar em problemas de energia do local. De acordo com o aeroporto, esta será a maior carga já transportada na história da aviação brasileira e a segunda no mundo.

O gigante desperta a curiosidade de quem é fã de aviação e, também, de quem não é. Por isso, o Listamania de hoje é com sete curiosidades sobre o An-225. Confira:

O Antonov An-225 M posou por volta das 11h30 no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (Foto: Reprodução/Facebook)

A aeronave pousou por volta das 11h20 desta segunda (14) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (Foto: Reprodução/Facebook)

1 – Ele é o maior avião já criado no planeta, com 84 metros de comprimento, 18 metros de altura, 32 rodas e seis motores. Além disso, tem a capacidade de decolar com até 640 toneladas.

+ 10 momentos inesquecíveis de A Usurpadora

2 – A mega aeronave foi construída pela empresa ucraniana Antonov na década de 80, durante a Guerra Fria, para o programa espacial da União Soviética. Tinha a finalidade de transportar o ônibus espacial Buran. Voou pela primeira vez em dezembro de 1988.

3 – A fabricante Antonov precisou de seis anos para construir o Antonov An-225 Mriya.

O An-225 carregando o ônibus espacial Buran, na década de 80, durante um festival aéreo na Europa (Foto: Antonov)

O An-225 carregando o ônibus espacial Buran, no fim da década de 80, durante um festival aéreo na Europa (Foto: Antonov)

4 – Com a queda da União Soviética, nos primeiros anos da década de 90, o Programa Espacial do Buran foi cancelado e o An-225 chegou a ser aposentado de suas funções. Somente no ano 2000, quando houve o reconhecimento de sua necessidade para o transporte de cargas excessivamente pesadas, ele voltou a operar, desta vez pela Antonov Airlines, um braço da fabricante Antonov, e tornou-se a grande celebridade da aviação mundial.

5 – O An-225 tem um irmão gêmeo, também encomendado para servir à União Soviética, no fim da década de 80. Porém, quando ainda não estava finalizado e a nação socialista entrou em colapso, por volta de 1994, ele foi armazenado. Desde o início dos anos 2000, entretanto, há burburinhos em torno de uma possível retomada da construção do gigante pela Antonov, porém, até hoje não se sabe ao certo se isso sairá do papel.

+ Dez apresentadores de TV que viraram youtuber

6 – A envergadura das asas (distância entre a ponta de uma asa à outra) do An-225 é de mais de 88 metros. A área das asas é de 900 metros quadrados.

7 – A palavra “Mriya”, que significa “sonho” em ucraniano, foi adicionada ao nome da aeronave porque, na época, era quase inacreditável que um avião do porte do An-225 seria capaz de voar.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s