Imagem Blog

Na Plateia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Indicações do que assistir no teatro (musicais, comédia, dança, etc.) por Laura Pereira Lima (laura.lima@abril.com.br)
Continua após publicidade

Marcos Damigo em versão musical de Brás Cubas: clown e fantasma

O ator acerta ao investir em "Memórias Póstumas", de Machado de Assis, depois do bem-sucedido "As Sombras de Dom Casmurro"

Por Dirceu Alves Jr.
21 jul 2017, 17h36

Personagens literários nem sempre são fontes seguras para uma boa transposição teatral. Tem gente que pensa assim e se dá mal. Depois de bem-sucedido em As Sombras de Dom Casmurro, no ano passado, o ator Marcos Damigo desafia a própria sorte e apresenta uma nova e mais perigosa investida no universo de Machado de Assis. Com adaptação e direção de Regina Galdino, ele protagoniza Memórias Póstumas de Brás Cubas em um formato de monólogo cômico-musical.

Se você ficou assustado diante de tantas esquisitices em torno do grande escritor brasileiro, pode ficar um pouco mais calmo. O espetáculo respeita e valoriza ao extremo as palavras de Machado, e Marcos Damigo reafirma talento. Surpreende como um bom interlocutor para a mensagem da obra-prima, publicada em 1881, e a confirma como assustadoramente atual.

Brás Cubas é o defunto-narrador, personagem clássico da duvidosa ética que move o povo brasileiro, principalmente a elite ou aqueles que nasceram em berço esplêndido e pouco suaram o rosto ao longo do caminho. Em sua vida, muito bem aproveitada, ele usufruiu do bom e do melhor, conheceu mulheres de todos os tipos – sem nunca ter se prendido a nenhuma –, enveredou pela política e fez pouco caso de muita gente.

Crítico, irreverente e amoral, na montagem, o personagem ainda dança e canta, com composições originais de Mário Manga. A mesma adaptação de Regina Galdino já foi encenada com sucesso por Cassio Scapin, que levou o Prêmio Shell de melhor ator em 1998. O desafio superado por Damigo só se tornou ainda maior e, em uma composição que apresenta Brás Cubas como misto de clown e fantasma, o intérprete valoriza o trabalho corporal em uma linha cínica que conversa plenamente com os tipos da sociedade dos nossos tempos (80min). 14 anos. Estreou em 20/7/2017.

Continua após a publicidade

+ Teatro Eva Herz – Livraria Cultura. Avenida Paulista, 2073. Quinta e sexta, 21h. R$ 50,00. IR. Até 29 de setembro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.