“5 X Comédia” se adapta aos novos tempos e critica vida real

A nova versão privilegia uma bem-­humorada investida social e comportamental em detrimento do mero deboche

Sucesso dos anos 90, a coletânea de esquetes 5 X Comédia voltou repaginada, com textos e elenco renovados. Se duas décadas atrás a montagem investia na essência do besteirol, gênero que reinou na cena brasileira dos anos 80, a atual versão privilegia uma bem-­humorada crítica social e comportamental em detrimento das tramas debochadas e do nonsense. Idealizadora do antigo projeto, a diretora Monique Gardenberg divide o comando da encenação com Hamilton Vaz Pereira, responsável pelo original, em um inteligente diálogo com a mais recente geração do humor nacional.

+ Leia sobre a montagem lançada em 1995.

Julia Spadaccini escreveu a peça de abertura, Branca de Neve, com a atriz Debora Lamm na pele da clássica princesa, agora agoniada diante dos ecos feministas e do avanço das novas mocinhas das histórias infantis. Na sequência, Bruno Mazzeo domina o palco em Nana, Nenê, de Antonio Prata, como um pai exausto com o filho de poucos meses e incapaz de engatar uma noite de sono. Na menos realista das tramas, Arara Vermelha, de Jô Bilac, Fabiula Nascimento esbanja versatilidade ao representar uma ave estressada com o desprezo imposto em uma loja de animais.

Surpreendente, Thalita Carauta dosa irreverência e melancolia como uma figurante em busca do protagonismo em Milho aos Pombos, de Pedro Kosovski. A unidade é quebrada no final. Regras de Convivência, de Gregorio Duvivier, mostra um sujeito (papel de Lúcio Mauro Filho) que chega em casa e encontra uma inusitada festa organizada pela mulher. A trama pode até divertir, mas é calcada em uma série de clichês reducionistas. Logo, não combina com a essência crítica e não meramente gozadora do conjunto, que provoca gargalhadas apoiado em situações típicas da vida real (100min). 14 anos. Estreou em 10/3/2017.

+ Teatro Shopping Frei Caneca. Shopping Frei Caneca, 7º andar. Sexta, 21h; sábado, 21h30; domingo, 19h. R$ 50,00 e R$ 120,00. IR. Até 30 de abril.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s