Crianças participam de mutirão para revitalizar praça na zona sul

Uma praça mal cuidada e ocupada por usuários de drogas foi a escolhida pela comunidade da Chácara Santo Antônio, na zona Sul, como espaço a ser revitalizado no bairro. No meio de uma região mista – residencial e comercial – a praça Haruo Uoya recebeu um mutirão de moradores, entre eles muitas crianças, dispostos a […]

00000

(Imagem: Reprodução)

Uma praça mal cuidada e ocupada por usuários de drogas foi a escolhida pela comunidade da Chácara Santo Antônio, na zona Sul, como espaço a ser revitalizado no bairro. No meio de uma região mista – residencial e comercial – a praça Haruo Uoya recebeu um mutirão de moradores, entre eles muitas crianças, dispostos a transformar o local, para que ele voltasse, enfim, a ser um espaço de convivência entre os vizinhos.

A comunidade foi mobilizada por uma empresa de telefonia que está chegando à região e que acionou o instituto Elos para coordenar e estimular os moradores a participarem. O primeiro passo foi definir, em reuniões, os sonhos que os moradores tinham para o espaço. A segunda, claro, foi transformá-los em realidade em muitos encontros de “mão na massa”, que mobilizaram a vizinhança durante cerca de um mês.

“As crianças participaram de todo o processo, inclusive das reuniões de decisões”, contou Marcela Aranha, proprietária da livraria infantil Casa de Livros, que fica nas imediações.

11111

(Imagem: Reprodução)

Com muita força de vontade e materiais trazidos de casa – e outros doados pela empresa-, a praça se transformou após alguns mutirões. Entre as novidades solicitadas pelos pequenos estão um brinquedão montado com pneus, um telão para projeção de “cinema na praça”, murais com poesias, imagens de sombras de crianças pintadas nos muros, uma casinha de bonecas feita de palets, novas áreas ajardinadas, reforma no coreto e um novo escorregador que foi projetado por um vizinho engenheiro.

2222

(Imagem: Reprodução)

Mesas para jogar xadrez, equipamentos de ginástica, cantos para leitura foram instalados, também pensando nos adultos.

33333

(Imagem: Reprodução)

Lindo demais é ver as imagens das crianças participando dos mutirões e depois brincando no espaço revitalizado, que ainda segue em transformação (nesta quinta acontece mais um encontro para definir as últimas mudanças). Uma lição de cidadania para não esquecer nunca mais.

Além da praça na zona sul, uma na Vila Madalena (Eder Sader) passou pelo mesmo processo e mais duas também vão receber o estímulo do instituto, em Santana e no Tatuapé, logo depois que a Copa acabar. Para quem quiser acompanhar o andamento dos próximos mutirões, o melhor canal é a fanpage do Instituto Elos no Facebook.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s