Para que serve o treinamento funcional

Esse tipo de exercício é simples e tem como base movimentos do cotidiano

Hoje, todo mundo fala em treinamento funcional. Já fez? Quer fazer? Ajuda a correr melhor? Vou esclarecer aqui alguns pontos desse tipo de atividade.

O treinamento funcional é simples e tem como base movimentos do cotidiano: puxar, agachar, levantar, empurrar, estender, flexionar, usando o próprio corpo para criar resistência/peso. Ou ainda, utilizando resistências/pesos externos, como elásticos e faixas, bolas e pequenas plataformas. Também são feitos exercícios de propriocepção – ou seja, a percepção do corpo através de um estímulo ou um movimento.

Além de trabalhar diversos grupos musculares, esse tipo de treino traz benefícios como aumento de força e resistência, melhora da coordenação, flexibilidade e equilíbrio. Para quem corre, ajuda na melhora da performance – já que o movimento passa a ser feito de maneira mais econômica – e até na prevenção de lesões.

Veja também

A atividade pode ser usada também como auxiliar na correção de desequilíbrios musculares. Por exemplo: se você tem um problema no tornozelo que causa instabilidade no joelho e consequentemente poderá causar problemas no quadril. Com a postura equilibrada e a biomecânica correta com gestos simétricos, o exercício se tornará mais eficiente, econômico e prazeroso.

Vale reforçar que toda atividade física deve ser feita de maneira cuidadosa, respeitando os limites de cada um, e supervisionada por um profissional qualificado. Dessa maneira, você garante vida longa no esporte.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s