Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Adianta fazer exercício só aos finais de semana?

Dicas para os atletas de sábado e domingo

Por Marcos Paulo Reis
Atualizado em 12 abr 2017, 13h03 - Publicado em 12 abr 2017, 12h58

Certos períodos da vida são especialmente complicados e a atividade física acaba sendo colocada de lado. Eu entendo. Você tem de se desdobrar em dez para dar conta do trabalho, dos estudos, da família… O resultado é que sobra apenas o final de semana para se exercitar. E lá vai você para o parque para correr, jogar bola, pedalar.

Atleta de final de semana, porém, precisa ter cuidado para não se machucar e complicar ainda mais a rotina. Em primeiro lugar, não adianta querer fazer no sábado e no domingo todo o exercício que você não conseguiu praticar de segunda à sexta. Fisiologicamente não é ideal para as estruturas cardíacas e musculares, porque o tempo de recuperação é muito reduzido. Tente se organizar e planejar, por exemplo, uma caminhada às terças e aos sábados.

Agora, se não tiver jeito e só restar o final de semana… Pouco é melhor do que nada: afinal, o sedentarismo, aliado à má alimentação, configura a principal causa do excesso de peso, o que pode levar ainda a doenças cardíacas, hipertensão e diabetes.

Mas mesmo esse pouco deve ser bem orientado para que você colha benefícios para a saúde. Prefira atividades como caminhar ou pedalar – que não causam tanto impacto – e não exagere na intensidade e no tempo. Sempre respeite seus limites.

Continua após a publicidade

Tenha em mente que praticar exercícios só aos finais de semana deve ser algo temporário. O melhor é você se planejar e incorporar a atividade física em seu dia a dia. Aos poucos, com o corpo se adaptando e o condicionamento físico melhorando, amplie essa rotina. Com um pouco de planejamento, é possível encaixar trinta a quarenta minutos de exercício na agenda, não?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.