Adianta fazer exercício só aos finais de semana?

Dicas para os atletas de sábado e domingo

Certos períodos da vida são especialmente complicados e a atividade física acaba sendo colocada de lado. Eu entendo. Você tem de se desdobrar em dez para dar conta do trabalho, dos estudos, da família… O resultado é que sobra apenas o final de semana para se exercitar. E lá vai você para o parque para correr, jogar bola, pedalar.

Atleta de final de semana, porém, precisa ter cuidado para não se machucar e complicar ainda mais a rotina. Em primeiro lugar, não adianta querer fazer no sábado e no domingo todo o exercício que você não conseguiu praticar de segunda à sexta. Fisiologicamente não é ideal para as estruturas cardíacas e musculares, porque o tempo de recuperação é muito reduzido. Tente se organizar e planejar, por exemplo, uma caminhada às terças e aos sábados.

Agora, se não tiver jeito e só restar o final de semana… Pouco é melhor do que nada: afinal, o sedentarismo, aliado à má alimentação, configura a principal causa do excesso de peso, o que pode levar ainda a doenças cardíacas, hipertensão e diabetes.

Mas mesmo esse pouco deve ser bem orientado para que você colha benefícios para a saúde. Prefira atividades como caminhar ou pedalar – que não causam tanto impacto – e não exagere na intensidade e no tempo. Sempre respeite seus limites.

Tenha em mente que praticar exercícios só aos finais de semana deve ser algo temporário. O melhor é você se planejar e incorporar a atividade física em seu dia a dia. Aos poucos, com o corpo se adaptando e o condicionamento físico melhorando, amplie essa rotina. Com um pouco de planejamento, é possível encaixar trinta a quarenta minutos de exercício na agenda, não?

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s