Imagem Blog

Corrida Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcos Paulo Reis
Dicas sobre corridas para praticantes do esporte, por Marcos Paulo Reis.
Continua após publicidade

Corredor “pipoca” prejudica a qualidade das provas

Uma coisa chata que acontece com frequência nas corridas de rua é ver um atleta participando e aproveitando a estrutura da prova sem ter feito a inscrição. É o chamado “pipoca”. O assunto é sério e vale a reflexão. Com a palavra, o professor Cesar Augusto de Oliveira: “Você já entrou em alguma festa na […]

Por Fábio Lemos Lopes
Atualizado em 26 fev 2017, 15h33 - Publicado em 20 jul 2015, 18h47
Corredor deve fazer a inscrição para não prejudicar a prova

Corredor deve fazer a inscrição para não prejudicar a prova

Uma coisa chata que acontece com frequência nas corridas de rua é ver um atleta participando e aproveitando a estrutura da prova sem ter feito a inscrição. É o chamado “pipoca”. O assunto é sério e vale a reflexão. Com a palavra, o professor Cesar Augusto de Oliveira:

“Você já entrou em alguma festa na qual não foi convidado? Se sim, qual foi sua cara ao encontrar o dono da festa, sabendo que ele sabe que você não deveria estar lá?

+ Treino perdido é treino perdido

É assim que você deve – ou deveria se sentir – quando vai a uma prova sem ter feito a inscrição. Correndo sem número, pegando água da organização, tentando ganhar a medalha no final de prova, você faz com que o evento fique mais lento pelo maior número de corredores, mais caro no próximo ano e assim por diante.

Continua após a publicidade

As desculpas vão várias: “A prova está um absurdo de cara”, “a rua é pública”, “tinha um treino e vim fazer”; “mas eu nem peguei água”. Seja lá qual for o motivo que queira dar, você não deveria correr sem número, sem ter inscrição.

+ Sete dicas para se manter firme nos exercícios

Você faz parte de tudo aquilo que reclamará em uma próxima competição que participar: “Faltou água”; “a organização estava uma zona”; “prova muito cheia”. Pois saiba que a culpa também é sua!

Sempre oriento meus alunos e por vezes chego a discutir com alguns por conta desse assunto. Às vezes, me pergunto se estou sendo exagerado ou duro demais. Mas chego à conclusão que não.

Continua após a publicidade

Reclamamos de um país de impunidade, de falta de educação, de corrupção. E queremos melhorar tudo isso. Mas será que todo mundo quer mesmo? Se olharmos o que essas pessoas conhecidas como pipocas fazem, acho muito difícil estarmos indo na direção certa. Já estive em muita prova fora do Brasil, especialmente nos Estados Unidos e na Europa. E lá praticamente não vemos pipocas em provas.

+ Confira todas as dicas no blog Corrida

Fez a inscrição da prova, boa prova! Não fez, vai treinar no parque, próximo da sua casa ou na academia – menos na prova.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.