Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Sushi de craque: chef paulistano ganha copa do mundo no Japão

Tão emocionante quanto um torneio esportivo para quem é fã de gastronomia, o Japão promove a Copa do Mundo do Sushi, ou em inglês World Sushi Cup, como é conhecida internacionalmente a competição voltada para sushimen estrangeiros. A disputa, patrocinada pelo Ministério da Agricultura do Japão, ocorre durante a feira Japan International Seafood & Technology […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 10h38 - Publicado em 21 ago 2016, 16h27
Amano, ao centro, com os segundo e terceiro colocados: vitória inédita (Fotos: acervo pessoal)

Amano, no centro, com os segundo e terceiro colocados: vitória inédita (Fotos: acervo pessoal)

Tão emocionante quanto um torneio esportivo para quem é fã de gastronomia, o Japão promove a Copa do Mundo do Sushi, ou em inglês World Sushi Cup, como é conhecida internacionalmente a competição voltada para sushimen estrangeiros. A disputa, patrocinada pelo Ministério da Agricultura do Japão, ocorre durante a feira Japan International Seafood & Technology Expo. Coisa inédita, o ganhador neste ano, revelado nesta sexta (18), é do Brasil. Ou melhor, aqui da capital paulista.

+ A trattoria de Paulo Barros e Salvatore Loi

Embora tenha olhos puxados e fale japonês fluentemente, Celso Hideji Amano é sansei, nasceu e trabalha em São Paulo. O profissional de 38 anos é o titular do balcão do Sakagura A1, do chef Shin Koike, um especialista em culinária de pratos quentes que no ano passado recebeu uma condecoração do governo japonês por seus serviços de divulgação dessa culinária asiática. A parceria da dupla já dura sete anos e começou ainda no Aizomê.

Amano com o troféu: a disputa reuniu 27 competidores

Amano com o troféu: a disputa reuniu 27 competidores

Para chegar ao lugar mais alto do pódio, Amano passou por uma preparação exaustiva. O sushiman chegou 45 dias antes da prova ao Japão. A rotina puxada de treinos, sob a orientação inicial de Koike ainda aqui em São Paulo, começava às 5 e meia da matina e se estendia até as 9 da noite.

Continua após a publicidade

+ La Guapa, empanaderia de Paola Carosella

A primeira missão do dia era ir ao mercado de peixes Chiba, distante 40 quilômetros de Tóquio, para escolher a matéria-prima. Depois de limpar e porcionar os pescados e preparar o arroz, dedicava-se a elaborar os sushis. Valeu o esforço na preparação para o torneio, do qual participaram outros 26 concorrentes

+ Mocotó Café, de Rodrigo Oliveira, fica no Mercado de Pinheiros

Amano conquistou o primeiro lugar na categoria edomae-zushi, o sushi tradicional ao estilo de Tóquio, ou Edo, o antigo nome da capital japonesa, e ficou quarto lugar no estilo sousaku-zushi, denominação dada aos bolinhos criativos. A soma das duas notas o levou ao lugar mais alto do pódio.

+ Em vídeo: as delícias portuguesas da Padaria da Esquina

Continua após a publicidade

Na prova de clássicos edomae-zushi, o campeão Amano usou os itens obrigatórios como anagô, kohada, akagai, atum e ovas de salmão. Na versão livre com o tema Brasil-Japão, entraram ingredientes como banana e sua folha, café e chá-verde.

Agora, é aguardar o retorno de Amano ao Sakagura A1 a  partir da próxima terça (23) e ocupar um lugar no balcão do para ver o craque em ação.

+ Quiz: os melhores hambúrgueres de SP

Caderno de receitas:
+ Il vero fettuccine Alfredo di Roma
+ Receitas do cozido maní-ocas, do Maní
+ Salmão com rabanete e alcachofra, do Eataly
+ Petit gâteau, do chef Erick Jacquin

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter e pelo Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.