Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Pizza: um assunto de mulheres na Primo Basílico

Como celebração das duas primeiras décadas da pizzaria Primo Basílico, que acaba de completar 21 anos, seus proprietários bolaram uma ação diferentona. Foram convidadas seis chefs de outros restaurantes paulistanos para criar um cardápio especial em um evento intitulado Pizza das Meninas. “O universo da pizza é muito masculino. Não conheço nenhuma pizzaiola”, diz Gabriel […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 12h26 - Publicado em 2 jun 2012, 12h00

As seis chefs-pizzaiolas: Paola Carosella, Carla Pernambuco, Danielle Dahoui, Ana Luiza Trajano, Bel Coelho e Janaína Rueda (Crédito: Tonio Rodrigues, Paula Carruba, Divulgação e Mauro Holanda)

Como celebração das duas primeiras décadas da pizzaria Primo Basílico, que acaba de completar 21 anos, seus proprietários bolaram uma ação diferentona. Foram convidadas seis chefs de outros restaurantes paulistanos para criar um cardápio especial em um evento intitulado Pizza das Meninas. “O universo da pizza é muito masculino. Não conheço nenhuma pizzaiola”, diz Gabriel Carmona de Campos, um dos sócios da Primo Basílico e filho do fundador, Ismael de Campos. “Todas colocaram a mão na massa de verdade. Não só sugeriram os ingredientes como testaram pessoalmente as receitas.”

O resultado pode ser conferido a partir do jantar de terça (5), quando entra em cartaz o menu comemorativo. Para começar, terá o petisco de queijo de coalho com melaço e pesto de cheiro-verde ( R$ 20,00), criado por Ana Luiza Trajano, do Brasil a Gosto.  Em seguida, poderão ser pedidas as coberturas elaboradas por Paola Carosella, do Arturito, (queijo caciocavallo, mussarela especial, abobrinha, azeite com pimenta, hortelã e manjericão) , Danielle Dahoui, do Ruella, (queijo boursin, presunto cru, manjericão, tomatinhos, rúcula e flor de sal), Carla Pernambuco, do Carlota, (mussarela especial, pimentão vermelho, figo e presunto cru), Bel Coelho, do Dui, (paio, couve e mussarela especial) e Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça, (linguiça artesanal, queijo meia cura e salsinha). As três primeiras custam 60 reais cada uma e as outras duas, 55 reais cada. O cardápio poderá ser apreciado até 5 de julho.

Gabriel conta que o lucro obtido com essas pizzas será destinado à Gastromotiva, associação que promove cursos profissionalizantes de cozinha, salão e empreendedorismo gastronômico para pessoas sem recursos financeiros. Ainda como parte das comemorações iniciadas no ano passado, será lançado um livro de memórias e receitas do restaurante pela Editora DBA. Em suas páginas não estarão somente a maneira de preparar a massa crocante e uma seleção de coberturas, mas também sobremesas e drinques de sucesso. A obra, ilustrada com fotos de Zaida Siqueira e texto de Adriana Amback, trará depoimentos dos proprietários, assim como de amigos e clientes famosos, entre eles o restaurateur Walter Mancini e o senador Eduardo Suplicy. “Gostaria de ter o livro pronto em setembro, no máximo em outubro”, diz o empresário.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.