Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Memória: Lina Levi (1927-2018), a criadora da Casa Búlgara

Aberta em 1975 pela imigrante judaica, a pequena e premiada delicatessen especializada em burekas, no Bom Retiro, será comandada pela filha da fundadora

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h26 - Publicado em 29 dez 2018, 16h54

Desde a manhã de 20 de dezembro, o Bom Retiro está mais triste e menos saboroso. Essa é a data da morte de Lina Levi, ou apenas dona Lina, fundadora da Casa Búlgara. Aos 91 anos, a cozinheira de origem judaica que tornou as burekas famosas em São Paulo, perdeu a última batalha para um câncer diagnosticado 15 meses antes depois de passar por uma cirurgia.

“Estava lúcida até a um dia antes de falecer, embora tenha passado 14 dias na UTI. Vou tentar seguir o pedido dela, continuar a tradição que ela iniciou”, diz Shoshana Baruch, que trabalhava com a mãe há mais de três décadas.

Mãe e filha: Shoshana Baruch assume o lugar deixado pela especialista em cozinha da Bulgária (Álbum de família/Divulgação)

Conheci dona Lina logo que comecei a escrever sobre gastronomia. Já são quase trinta anos. Nesse período, existe uma passagem especial com ela. A convite de Maria Cristina Poli que apresentava o ótimo programa Circular, na TV Bandeirantes, fiz um muito particular para roteiro de ônibus que passeava pela cidade. Apresentava judeus do Bom Retiro e árabes do Brás, para mostrar o quanto essa convivência era saborosa e pacífica em São Paulo. O primeiro lugar escolhido era justamente a Casa Búlgara e fui recebido pela matriarca.

Ela chegou ao Brasil em novembro de 1974 e se fixou no Bom Retiro, bairro que por anos concentrou a colônia judaica da capital — hoje, aquele pedaço da cidade é mais conhecido pela presença de coreanos. A matriarca desembarcou por aqui na companhia do marido e dois de seus três filhos. Receberia ainda a mãe no ano seguinte. Vinha de Israel para escapar dos efeitos da Guerra do Yom Kippur.

Documento de residência no Brasil: a matriarca chegou em São Paulo em 1974 (Álbum de família/Divulgação)

Antes de se fixar em São Paulo, a búlgara nascida na cidade litorânea de Varna, de onde sua família saiu em 1947, tinha um destino diferente. Embora os judeus da Bulgária não tenham sido afetados pela Segunda Guerra Mundial, ela ia com os pais para o território onde surgiu Israel e que seria criado oficialmente como estado em 1948.

Continua após a publicidade

No caminho, o navio em que estavam foi detido por ingleses e seus passageiros enviados para Chipre. Lina precisou contornar mais essa dificuldade para seguir viagem.

Casa Búlgara - Burekas
Fornadas diárias: várias opções de recheio (Mário Rodrigues/Divulgação)

Um ano depois da chegada a São Paulo, ela abriu a Casa Búlgara. Em 1 de dezembro de 1975 a lanchonete e confeitaria subiu as portas pela primeira vez e começou a atender os clientes. Embora tenha vindo de Israel só em 1987 para ajudar a dona Lina, Shoshana descreve o motivo que levou a mãe para preparar burekas.

“No começo, minha mãe oferecia só sorvete, iogurte e queijo búlgaro. Mas logo, ela começou fazer burekas para poder sobreviver porque não dava só com esses produtos”, conta.

casa-bulgara.jpeg
A casa do Bom Retiro: no mesmo lugar desde a fundação em 1975 (Mario Rodrigues/Veja SP)

Foi necessário adaptar a receita da massa porque a farinha, a água e a gordura são diferentes das da Bulgária. “Também não havia queijo búlgaro” descreve Shoshana. “Demorou para as pessoas aprenderem o que era a bureka. Foi no boca a boca que a pessoas descobriram que era um folhado caseiro.”

Continua após a publicidade

As primeiras fornadas eram preparadas apenas com recheios de queijo búlgaro ou espinafre com queijo. “São as tradicionais. Depois foram adicionadas batatas a pedido dos judeus do Leste Europeu que eram maioria no bairro naquela época. E ainda a de carne que nós fazíamos também em casa”.

A receita, cuja origem é turca e se espalhou pelos países dominados pelo antigo Império Otomano, Lina aprendeu com a avó e com a mãe, que veio com ela para o Brasil na década de 1970. Na Bulgária, essa massa filo ganhou características próprias como os recheios e o nome de byurek ou бюрек, em cirílico.

As burekas se tornaram um sucesso e foram inclusive premiadas por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER em 2009 na categoria melhor salgado. Com o passar do tempo, a massa folhada ganhou mais recheios, como frango, cogumelo-de-paris, berinjela com queijo búlgaro e gorgonzola. Até uma versão doce, feita com chocolate meio amargo, apareceu para satisfazer os fãs de sobremesa.

Até ser internada três semanas antes de partir, Lina  deu expediente normal. Não tirava o olho da cozinha e continuava firme no atendimento, assim como não se descuidava do caixa e da administração. Shoshana garante que vai se empenhar para manter a tradição iniciada por sua mãe. “Fazemos tudo lá de maneira artesanal. E vai continuar assim enquanto eu estiver lá.”

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.