Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Masterchef 4: miúdos e cozinha amazônica nas provas da noite

MasterChef 4: como transformar vísceras em iguarias e a nobreza da culinária paraense

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h16 - Publicado em 9 Maio 2017, 17h52

Foi bonito ver no MasterChef da semana anterior a representação de um dos muitos Brasis na primeira parte do programa, cujo tema era a cozinha do Centro-Oeste. Entre os chefs convidados, estava a cuiabana Ariani Malouf, do Mahalo. Tive a oportunidade de conhece-la na bancada do Bons de Garfo, programa de entrevistas que em breve estará de volta à programação de TVEJA. Foi uma conversa deliciosa como você confere aqui.

A equipe da Mirian perdeu de lavada nessa prova. Os concorrentes comandados pela dentista não conseguiram ter a mesma tranquilidade do time concorrente, liderado por Vitor V. Aliás, a líder e o Fabrizio se estranharam bastante, o que fez muito mal para a qualidade da comida. Até hoje fico me perguntado como servir um ensopado num prato raso. Do outro lado da batalha, impressionou o arroz doce de pequi da Nayane.

Mais do que a saída de Caroline, surpreendeu a avaliação ruim do Leonardo pelos jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal Gastronomia, JamileAdmiral’s Place e Cão Véio). Até agora, o competidor parecia entender de cozinha, mas tretou na truta. E fez o segundo pior prato da noite. Nem as escamas de abobrinha salvaram o pescado de ficar seco. Ou seja, entender um pouco de técnica e fazer uma apresentação bonita nem sempre garantem um lugar ao competidor.

Douglas: com medo de encarar as matéria-primas (Foro: Carlos Reinis/Band) (Carlos Reinis/Band)

A primeira prova de hoje é de grande sabedoria. Começa com partes do boi que são desprezadas, o que não deixa de ser uma estupidez num mundo que passa fome. Tanto que uma das competidoras ao erguer a caixa surpresa e ver as vísceras dirá “Que nojo! Vou vomitar”. Tadinha, diante do alimento que é sempre sagrado.

Continua após a publicidade

Não sei se porque sou do interior, sempre gostei dos famosos miúdos. Os de galinha eram uma festa na farofa de farinha de milho em flocos que minha mãe fazia. Com o boi, ela preparava iguarias como dobradinha ou bife de fígado acebolado. Também sou vidrado em miolo empanado, coisa rara em São Paulo, mas mais fácil de encontrar em alguns botequins cariocas.

Nessa prova, a novidade é a Paola se juntar ao time de competidores, embora não seja algo inédito – o Fogaça fez a mesma coisa da disputa da cabeça de porco na temporada anterior. Não deixa de ser divertido ver o próprio Fogaça no teaser tentando pilhar a Paola.

Resultado (sem spoiler): várias pessoas se atrapalham com as vísceras, ingredientes que muita gente nunca cozinhou e também não sabe o que está perdendo. Entre os erros mais comuns estão o ponto e a textura.

Quem não conseguir vaga no mezanino terá de passar por mais uma prova de culinária brasileira. Primeiro, o chef premiado Thiago Castanho, do Remanso do Bosque, faz uma apresentação dos ingredientes amazônicos, em especial da região de Belém onde está seu restaurante. Como sempre, não faltam surpresas, uma vez que é mais fácil sapecar uma massa italiana do que elaborar um pato no tucupi. A noite se encerra com a vingança do tacacá.

Continua após a publicidade
Nayane: botando fogo na cozinha (Carlos Reinis/Band/Veja SP)

 

Veja os participantes:

Continua após a publicidade

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.