Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

MasterChef – A Reunião: concorrentes debatem a temporada

Veja como foi o balanço da primeira edição do reality show com os profissionais participantes, Ana Paula Padrão e críticos convidados

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 fev 2017, 20h35 - Publicado em 20 dez 2016, 17h52

O episódio MasterChef Profissionais – A Reunião pode ser considerado o programa da lavação da louça suja. De um lado, Ana Paula Padrão; do outro, treze dos catorze participantes da primeira temporada desta versão do reality culinário, com o objetivo de fazer um balanço da edição, encerrada na terça passada com a vitória de Dayse Paparoto. Não participaram os juradões Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Henrique Fogaça (Sal Gastronomia, JamileAdmiral’s Place e Cão Véio) e Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife).

Havia ainda quatro comentaristas convidados, dois críticos de gastronomia e dois colunistas de TV. Eu era um deles e tive o prazer de estar ao lado dos colegas Luiza Fecarotta, Nilson Xavier e Cristina Padiglione, cujo trabalho sobre televisão acompanho há longa data mas que eu ainda não tinha conhecido pessoalmente.

masterchefpro_dayse-paparoto_marcelo-verde
Dayse e Marcelo: momento sinceridade (Band)

Durante uma hora e meia, os competidores comentaram a atração – a maioria do tempo com alguma mágoa. Alguns deles chegaram a dizer que se soubessem que a imagem pessoal poderia ter sido arranhada, nem teriam participado. Um comentário surpreendente. Imagine aparecer em rede nacional em um dos programas de maior audiência da TV brasileira: ora, alguma consequência essa exposição traria.

masterchefpro_joao-lima_izabela-dolabela
João: o personagem mais polêmico para o público ()

Parece que faltou aos profissionais lembrar que MasterChef é, além de um show de talentos, um jogo. Não é fácil ter apenas três minutos para fazer supermercado e escolher todos os ingredientes para preparar até um menu completo. Como a campeã Dayse disse na ótima e divertida entrevista que deu ao Bons de Garfo, quando está na própria cozinha, o profissional sabe exatamente onde está cada um dos ingredientes que necessita.

masterchefpro_dario_ivo_ricardo_izabela
Dário: bom humor e defensiva ()

O trio de finalistas teve destaque durante a gravação. Marcelo Zaidan Verde, por exemplo, repetiu seu inconformismo com a derrota. Para quem não se lembra, ele nem cumprimentou direito Dayse quando ela foi anunciada campeã e passou batido por Ana Paula Padrão. Engolir uma derrota dessas não deve ser fácil, mas perder com alguma fidalguia fica muito melhor. Longe das câmeras, eles se tornaram parceiros e, juntos, fizeram até um jantar a quatro mãos no restaurante Feed Food, do qual Dayse é chef executiva, mas não a autora das receitas. Esse jantar, assim como o trabalho de Dayse no restaurante, noticiei aqui no blog.

Sempre com bom humor, Dário Costa, o terceiro colocado, permaneceu na defensiva, em especial para explicar por que seu prato foi derrotado. Quase o tempo todo explicou a modernidade de sua cozinha, bem diferente do trabalho feito por Dayse, que o derrotou.

masterchefpro_arnaldo-lorencato_convidados_foto2
Os críticos convidados do MasterChef Profissionais – A Reunião: Luiza Fecarotta (atrás de Ana Paula Padrão), Arnaldo Lorençato, Cristina Padiglione e Nilson Xavier ()

Outro tema que percorreu o encontro foi o machismo, em especial a atitude de um grande cozinheiro, o Ivo Lopes. Na prova do cordeiro, foi ele quem mandou Dayse se ocupar com a vassoura. No programa, você vai entender o que aconteceu, o ponto de vista de Lopes e, melhor ainda do que o dele, o da própria Dayse.

masterchefpro_ana-paula-padrao_foto1
Ana Paula: apresentação do programa sem os jurados ()

A tremenda surpresa será o depoimento do João. Embora tenha sido o personagem mais controverso e que despertou a maior ira do público, será possível entender como ele era visto durante os episódios pelos colegas.

Esse programa de balanço do MasterChef deve render. Agora, é esperar para ver.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.