Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

MasterChef 4: menu no ringue e o festival da sardinha

Nas provas deste episódio, como alimentar lutadores e preparar um dos peixes mais baratos e mais saborosos que existem

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h27 - Publicado em 16 Maio 2017, 17h54

Como disse no Twitter na semana passada, certamente esse foi o mais emocionante de todos os episódios exibidos até agora. Mais do que isso. Arrisco dizer, que nas quatro temporadas do MasterChef Brasil. Nunca antes nesse show de talentos, um competidor tinha se machucado tão profundamente como ocorreu.

Para quem não assistiu ao programa, é preciso voltar ao começo. Tudo parecia tranquilo com a presença de paraense Thiago Castanho, dono de dois restaurantes em Belém, um deles o premiadíssimo Remanso do Bosque, pelo qual o cozinheiro recebeu duas vezes o título de chef do ano de Veja Comer & Beber – agora, Castanho também apresentador do reality Cozinheiros em Ação, no GNT, com estreia prevista para agosto.

A prova parecia previa uma catástrofe, ao menos no paladar. Não foi diferente. Mas o pior mesmo foi o acidente com Vitor B, ou melhor o Bourguignon — sobrenome mais gastronômico, impossível.

Ao cortar uma mandioca, o competidor quase perde um naco do dedão. Ai meu polegar! Resultado: teve de ir para a enfermaria, onde foi costurado com três pontos. Não antes sem um tremendo chororô.

Continua após a publicidade

Não é que quando todo mundo tinha terminado, o Vitor B volta ao estúdio e reassume a prova de onde parou? O sacrifício de cozinhar machucado e com uma limitação valeu. E não é que o nhoque de banana-da-terra com ragu de pato no tucupi deu certo? A bravura do candidato comoveu até os jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal Gastronomia, JamileAdmiral’s Place e Cão Véio). 

Os dois priores da noite foram a dentista Mirian e o topetudo Douglas. Ele inventou uma tortinha doce de bacuri com tucupi e muita pimenta que não rolou. Como sentenciou Paola, 45 minutos era muito tempo para um rascunho de receita que precisaria de diversas versões. Foi despachado para casa.


Hoje, veremos uma competição envolvendo lutadores com ringue e tudo. A particularidade dessas provas com 80 atletas convidados é que metade precisa perder peso e os demais, ganhar.

Por isso, a duas equipes precisam preparar dois menus com entrada e prato principal, um na linha light e o outro calórico. Como é tradicional, os esportistas são os avaliadores.

Continua após a publicidade

Na segunda prova, a sardinha, fresca e em lata, é o tema. Cabe ao capitão da equipe perdedora decidir com qual ingrediente trabalhará cada grupo.

Conheça os participantes:

(Veja São Paulo/Veja SP)

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.