Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

MasterChef 4: menu aéreo e um clássico oriental

Participantes devem desenvolver o cardápio para a classe executivas de uma companhia área e fazer um lámen, tradicional macarrão da culinária japonesa

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h34 - Publicado em 25 abr 2017, 17h55

A vida dos competidores não foi nada fácil na semana passada. Dividido em dois grupos, eles tiveram que cozinhar para 200 convidados no Ginásio do Ibirapuera. Tratava-se de uma homenagem a craques do vôlei como Virna e Marcelo Negrão. A única receita obrigatória era uma lasanha, seguida de uma sobremesa de livre escolha.

O time liderado por Abel fez feio. Não conseguiu entregar os pratos para nada menos que 15 dos fila-boia no evento. Mas o grupo de Deborah conseguiu ser ainda pior. Deve ter feito a lasanha mais sem graça de todos os tempos, já que o time de Abel levou a melhor e por uma margem de cair o queixo.

Nesse grupo, uma das participantes se mostrou totalmente treteira. A dentista Miriam se desentendeu com as colegas e conseguiu ter uma rejeição alta, até maior que do companheiro de equipe Leonardo, tudo acompanhado de perto pelos jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal Gastronomia, JamileAdmiral’s Place e Cão Véio).

Depois do desastre à italiana, a prova final foi no estúdio com uma missão aparentemente fácil: fazer um filé ao molho de mostarda, com acompanhamento livre. Natália levou a pior e agora está aguardando pela repescagem.

Prova em trio: há só uma dupla na noite (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Na primeira prova desta noite, os 17 remanescentes estarão reunidos em seis grupos, cinco deles em trios e uma única dupla. A missão dessa turma é criar o cardápio da classe executiva de uma companhia aérea. Muito interessante imaginar como um menu podem funcionar dentro de uma aeronave, quais ingredientes incluir e quais vetar, quais as possíveis alternativas para quem tem restrições alimentares…

Um paladar aéreo que deve levar em consideração detalhes importantes como frituras, que não funcionam na aeronave porque perdem a textura quando são aquecidas. As pimentas, por exemplo, precisam ser usadas com parcimônia, uma vez que tem seus efeitos potencializados durante o voo. Há um pouco de tudo, desde proposta mais clássicas a ousadias que não funcionam para quem está voando.

Os derrotados irão na sequência para uma prova aparentemente simples: um lámen. Não se fala aqui do manjado macarrão conhecido pela marca Miojo. Quem ensinará a técnica é dona Margarida Haraguchi, do Izakaya Issa. Ela estará acompanhada do filho Sérgio, dono do Matsu, em Pinheiros.

Como um caldo para lámen demora muito para ser feito, esse será em versão expressa. Os participantes serão examinados justamente pela capacidade de mistura harmoniosa de sabores que serão capazes de produzir. Terão ainda de fazer a própria massa além dos acompanhamentos que serão adicionados ao prato. Isso dará um suadouro nos concorrentes, que terão apenas 45 minutos cronometrados por Ana Paula Padrão na entrega do prato.

Continua após a publicidade

Existe uma comédia japonesa, que fez sucesso nos cinemas anos atrás, sobre uma cozinheira que espiona concorrentes em casa de lamén para chega a receita perfeita. Intitulado Tampopo – Os Brutos Também Comem Spaguetti, de 1985, o filme é uma verdadeira saga cinematográfica, um road movie que envolve também boas maneiras.

Veja os participantes:

(Veja SP/Veja SP)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.