Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Jefferson Rueda está de saída do italiano Attimo

O chef de cozinha deixou a casa italiana para montar o próprio negócio

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h17 - Publicado em 3 jun 2015, 19h05
Jefferson Rueda e Marcelo Fernandes: parceria em andamento (Fotos: Fernando Moraes e Gladstone Campos)Rueda e Fernandes: fim da parceria iniciada em 2011 (Fotos: Fernando Moraes e Gladstone Campos)

O boato corria há algum tempo no mercado de gastronomia, mas só agora se confirmou. O chef Jefferson Rueda está de saída do Attimo, restaurante do qual comanda a cozinha desde a inauguração em julho de 2012. Sua parceria com o restaurateur Marcelo Fernandes durou menos de três anos depois da abertura do restaurante. A dupla, porém, iniciou esse trabalho um ano antes.

+ Eataly: um tour em vídeo

Ao longo desse período, Rueda conseguiu imprimir um estilo único, autoral. Cunhou o que define como culinária ítalo-caipira, a junção receitas italianas clássicas com as influências brasileiras que os imigrantes assimilaram assim que se estabeleceram no estado de São Paulo. Dono de uma culinária tão singular, foi eleito chef do ano pela edição VEJA COMER & BEBER 2013-2014.

Rueda: "Era contra os meus princípios" (Foto: Fernando Moraes)Rueda: “Vou fazer embutidos” (Foto: Fernando Moraes)

Com alma de açougueiro, sua primeira profissão, Rueda deixa o restaurante para montar um negócio de embutidos, misto de empório e comedoria previsto para ser aberto no mês que vem. Seu parceiro é Júlio César de Toledo Piza Neto, presidente da Brasil Agro e filho do pecuarista Júlio César de Toledo Piza, ex-presidente da BM&F e sócio do Dona Onça, bar que também pertence à mulher de Rueda, Janaína. “Era um projeto antigo. Vou produzir salsichas e linguiças artesanais”, diz.

No momento, Rueda está em viagem pela região de Barcelona e deve  voltar apenas no dia 11, período que vai acompanhar a produção de embutidos na Espanha. Ainda faltam acertar os detalhes do desligamento do Attimo, que serão definidos na sua volta. O atual titular deve permanecer um tempo como consultor até que seja feita transição.

Continua após a publicidade

Ainda não foi definido o nome do substituto. Para o lugar vago, Fernandes escolheu provisoriamente Francisco Pinheiro Uterlandio , que trabalhava com Laurent Suaudeau em sua Escola de Arte Culinária. “O papel do Francisco”, explica Fernandes, “será fazer uma reestruturação dos processos de cozinha”. Uterlandio trabalha em conjunto com a chef Soraia Barros, revelada no extinto Santovino. E o restaurateur sonha alto: trazer um chef de algum restaurante três estrelas da Itália. “Venho fazendo uma reestruturação no Attimo para ele ficar mais competitivo”, conta Fernandes.

O curioso é que a primeira nota que publiquei na estreia do meu blog em 27 de março de 2011 era justamente da associação de Rueda e Fernandes, parceria que se desfaz agora.

+ Receita: salmão com rabanete e alcachofra, do Eataly
+ Receita: tartare de robalo com creme de ervilha, do Eataly
+ Cozinha sob Pressão: temporada quente
+ Cozinha sob Pressão: despacho duplo

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.