Pizzaria de menu moderno fecha as portas e vira delivery

Aberta 25 anos atrás por Hamilton Mello Júnior, o Mellão, a I Vitelloni era comandada desde 2009 por outro dono que adotou agora só a entrega em domicílio

É para lamentar. A I Vitelloni serviu a última fatia de pizza no dia 26 de março em seu pequeno salão que funcionou por 25 anos numa ruazinha de Pinheiros. Quando foi aberta em 1992 por Hamilton Mello Júnior, o Mellão, hoje no comando de um restaurante com seu apelido no Itaim, a casa provocou alvoroço na cidade.

Além da massa bem cuidada e de bordas generosas, Mellão ousou como nunca na criação de coberturas, sem abrir mão de da margherita e outras sugestões clássicas. Teria sido lá que pela primeira vez o paulistano provou a combinação de rúcula com tomate seco, que depois foi copiada até se tornar uma mistura quase indigesta de tão batida. Mas essa foi uma das muitas brincadeiras que deram certo.

Vieram depois, não exatamente nessa ordem, a de abobrinha com queijo fundido (o famoso Polenguinho) perfumado por ervas, a de pesto sobre molho de tomate, a de alho-poró com cogumelo shiitake ao creme de queijo mascarpone e ervas e a palestrina, preparada com purê de alcachofra de cor esverdeada e regado com creme de leite em homenagem ao Palmeiras, time do coração do chef.

Essa busca pelos sabores que fugissem do lugar-comum, mas com grande harmonia entre os ingredientes, levou a I Vitelloni a faturar o título de melhor pizzaria na estreia da edição especial Comer & Beber em 1997, com direito a repeteco do título no ano seguinte. Onde mais encontrar sabores sazonais como lula sobre massa negra feita com a tinta do próprio molusco e a de flor de abóbora recheada de ricota fresca?

Também deixam saudades os sorvetes de sabores tão inusitados como manjericão, rosa, canela, erva-cidreira, gengibre…

A I Vitelloni, nome inspirado no filme homônimo dirigido por Federico Fellini em 1953, não pertencia a Mellão desde 2009. Nos últimos três anos, a casa começou a definhar. Por vezes o serviço ficava moroso demais, em outras, a pizza vinha chamuscada além da conta.

Agora, a I Vitelloni atende somente em sistema de entrega em domicílio pelos tel. 3816-7334 e 3819-0735. Em seu menu delivery estão pedidas como a escarola com ricota defumada e uva-passa. É pedir e conferir.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s