Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Última chance para provar os pratos do Galuska

Restaurante de cozinha variada, no Shopping Cidade Jardim, funciona somente até este domingo (30)

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h16 - Publicado em 29 abr 2017, 17h33

Talvez a clientela que apareça para jantar hoje ou para almoçar amanhã nem se dê conta do clima de despedida. O Galuska, no Shopping Cidade Jardim, fecha as portas definitivamente neste 30 de abril às 18h. O restaurante — uma empreitada da empresária Ida Maria Frank, dona do sucesso italiano Due Cuochi Cucina, com uma unidade sempre lotadaça no imóvel vizinho no mesmo centro de compras de luxo — não obteve êxito de público.

Com cozinha variada do chef Tony Gualberto, ex-Vecchio Torino, o Galuska estampa no bom cardápio tanto uma porção de ostras fresquíssimas quanto costelinhas suínas ao molho de pimenta com purê de mandioquinha. Mas o público não se emocionou com essas pedidas.

ok_en0a9276-jpg.jpeg
Atração do menu: porção de ostras (Isabella Maiolino/Veja SP)

Numa conversa que tive com Ida, à frente de um grupo de sócios entre eles a filha e parceira de trabalho Virgínia Jancsó, a restauratrice lamenta o “momento muito difícil de crise no país”, que atinge, para ela, de maneira dura o segmento gastronômico assim como os shoppings.

Continua após a publicidade

“É difícil criar marcas dentro de um shopping”, explica. “Também é muito triste fechar o Galuska, pois temos a convicção de ter construído um bom produto: cardápio equilibrado, cozinha de excelência, brigadas coesas na cozinha e no salão, serviço atencioso. Só recebemos elogios das pessoas que aqui vieram mas infelizmente não conseguimos um fluxo adequado”.  Por isso depois de muito insistir, jogou a toalha e está deixando o ponto.

ok_en0a9421-jpg.jpeg
Costelinha de porco com purê de mandioquinha: companhia da massa semelhante ao nhoque chamada de galuska na Hungria (Isabella Maiolino/Veja SP)

Para se ter uma ideia, antes do Galuska, que teve apenas um ano de vida, Ida já era dona daquele salão precedido por uma agradável área externa à sombra de jabuticabeiras. Lá, teve o Rive Gauche Cuisine. Embora tinha sido inaugurado por um chef excelente, o francês Marc Le Dantec, hoje morando em Lima, no Peru, a casa francesa também não decolou (leia mais sobre o assunto no meu blog). Foram três anos de tentativas, entre 2012 e 2015. Nem a ótima culinária e nem o salão de ares parisienses resolveram.

Continua após a publicidade

Fãs do Galuska têm o jantar de hoje o almoço de amanhã, servido até as 18h, para se despedir.

Salvar

Salvar

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.