Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Marc Le Dantec deixa o comando do Silo e do Figo

Depois de 17 anos no Brasil, o chef francês está de partida para o Peru

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h16 - Publicado em 2 jan 2017, 10h00
Dantec: mudança para o Peru
Dantec: mudança para o Peru (Foto: Fernando Moraes) (Fernando Moraes)

Uma mudanças dessas pode trazer sérias consequências para um restaurante: a perda do chef. Pois é, o francês Marc Le Dantec está de saída do ótimo estreante Silo Forneria & Bar, aberto em março e escolhido o terceiro melhor endereço de cozinha variada de São Paulo pela edição Veja Comer & Beber. O cozinheiro respondia ainda pelo cardápio do Figo, que fica vizinho e também pertence à restauratrice Maria Fernanda La Regina.

Maria Fernanda: na operação da troca de comando (Foto: Rafael Paixão)
Maria Fernanda: na operação da troca de comando (Foto: Rafael Paixão) ()

É preciso que se explique: não houve uma desavença entre o chef e a empresária. Casado com uma peruana, Le Dantec simplesmente decidiu que, depois de 17 anos no Brasil, estava na hora de tentar a sorte no país andino que tanto faz sucesso na gastronomia.

Deparday: sociedade com Luigi Cardoso (Foto: Mario Rodrigues)
Deparday: novo titular do Silo (Foto: Mario Rodrigues) ()

Conversei com ele, que estava em Lima para passar as festas de fim de ano. “O estado de saúde dos pais de Cecilia [mulher de Le Dantec] motivou essa decisão. Será uma grande mudança na minha vida. Mas também, uma grande experiência. Estou conversando com a escola Cordon Bleu de Lima, para ser professor de masterclass, o nível mais avançado que eles têm. Adoro o desafio de ensinar”, adianta . “Depois de 17 anos no Brasil, estou de coração apertado, mas eu vejo a América Latina como uma só e sonho em poder ajudar nesta ponte gastronômica entre Atlântico e Pacífico.”

Continua após a publicidade
Deborio: chef residente ao lado de Depardey (Foto: Ricardo D'Angelo)
Deborio: parceria agora com Depardey (Foto: Ricardo D’Angelo) (Ricardo D'Angelo)

A partida de Le Dantec será só em fevereiro. Enquanto isso, Maria Fernanda e ele prepararam a transição, que acreditam que se dará da forma mais tranquila. “Optei por não ter um chef executivo para as duas casas, mas dois cozinheiros fortes, contratados pelo Marc e eu”, explica. “Para não haver ruptura no trabalho do Marc no Figo, o Milton Yamamoto, que é treinado por ele, permanece na liderança do restaurante.”

Yamamoto: titular do Figo com a saída de Le Dantec (Foto: Rafael Paixão)
Yamamoto: titular do Figo com a saída de Le Dantec (Foto: Rafael Paixão) (Rafael Paixão)

Maria Fernanda tem ainda uma boa surpresa para o Silo. “Pedi para o Marc trazer um chef mais sênior que o jovem Rafael [Marino Derobio] e ele contratou o também francês Christophe Deparday”, revela. Para quem não se lembra, Deparday foi titular do francês Chef Rouge e ajudou o restaurante a manter sua quinta estrela máxima atribuída por Veja São Paulo até 2015. Depois, ele teve uma passagem instantânea e sem sucesso pelo Recreo, de Luigi Cardoso.

A restautrice avisa: o Silo não se tornará uma casa francesa. “O Chris deve fazer suas criações, mas respeitando a proposta do original. Assim como o Marc fez, apesar de ser francês também. Não queremos ruptura e sim evolução.”

Continua após a publicidade

A conferir.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.