Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

A cozinha medieval do Walfenda

Inspirada na Idade Média, chef Angelita Gonzaga, do Arimbá, monta a taberna que coloca os grelhados em primeiro plano

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h27 - Publicado em 27 jun 2017, 20h14

Quem frequenta o quase vizinho boteco Dona Felicidade, na Vila Romana, já notou a novidade. Naquela ladeira de meu Deus, o imóvel antes ocupado pelo extinto bar Santa Clara estava passando por uma grande reforma. Cheirando a tinta fresca e pronto para ser inaugurado, o Walfenda Medieval será o novo inquilino do número 25 da Rua Tito. A abertura está marcada para 27 de julho e deve funcionar em soft opening nos primeiros trinta dias. O novo bar-restaurante é de mais um projeto da chef capixaba Angelita Gonzaga, que faz sucesso com simplão Arimbá, restaurante alma brasileira na Pompeia.

Angelita entre Eduardo Lopes, responsável pela parte metálica da churrasqueira, e Roberto Bocabello, assessor para receitas na lenha: variações de grelhados (Ricardo Bergamini/Divulgação)

No Walfenda, a pegada é outra. A cozinheira conta que o lugar de nome esquisitão surgiu da paixão que ela nutre pela Idade Média. “Sempre gostei do período e da ideia que vem dessa época de que a alquimia pode transformar as coisas”, explica. “Fui pesquisando e me encantando. Resolvi colocar para forma num restaurante, que é o meu trabalho.”

Uso do fogo na preparações: varal de frango é o ancestral da televisão de cachorro (Ricardo Bergamini/Divulgação)

Nesse processo de pesquisa, Angelita fez uma viagem a Portugal, onde visitou tavernas nas cidades de Braga, do Porto, de Paredes e na região de Serra da Estrela. Um dos lugares que mais impressionaram a chef foi em Unhais da Serra. “Lá, fica a casa inspirada na lenda de Viriato, que teria expulsado os romanos do território português. Embora tenha jeitão medieval e seja feita de pedra, tem uma delicadeza ímpar na apresentação da comida”, explica.

Continua após a publicidade

Também chamou a atenção o restaurante instalado no porão de uma casa toda de pedra, em Valhelhas. A chef foi ainda à para conhecer o parque do Harry Potter. “Não era para infantilizar nada, mas para ver o lado mágico e entender como funciona a magia”, garante.

Uma das carnes do menu: prime-rib com cebola-roxa, pimentão-vermelho e alecrim (Ricardo Bergamini/Divulgação)

O Walfenda tem a lenha como mote das preparações e Angelita promete usar galhos de macieira. “Quem vai tocar a cozinha é António Pestana, português da Ilha da Madeira. Ele trabalhará com panelas com um trio de pés para fazer receitas como a sopa de pedra durante o inverno”, adianta. Os grelhados serão a atração. Haverá, por exemplo, um varal de galetos, um ancestral da contemporânea televisão de cachorro. Será possível provar uma codorna com damasco ou encomendar um cordeiro inteiro, mas esse só por encomenda.

Tudo será servido em tábuas, incluindo as carnes na lenha, os pães e os embutidos. Como não há cardápio formal, os pratos estarão numa lousa e serão vendidos a quilo. Paga-se pelo peso consumido e dá para levar para casa. “Escolhi ingredientes que as pessoas gostam. Preciso ter giro”, diz.

Continua após a publicidade
Estantes para bebidas: imita as antigas farmácias (Ricardo Bergamini/Divulgação)

À moda dos antigos alquimistas, há uma farmácia ou botica, lugar usado para preparar os drinques na forma de poções. O bartender Humberto Ferreira vem desenvolvendo a seleção de bebidas, que incluirá hidromel servido em chifres e para compartilhar. E ainda o piso superior deve funcionar como um espaço para eventos. No visual, a intenção de Angelita é que a frente da casa lembre uma feira medieval. O Walfenda promete uma viagem ao passado.

A conferir.

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.