Mostra Rohmer, o Homem e Suas Imagens

Resenha por Tiago Faria

Para o paulistano, o nome do diretor francês Eric Rohmer (1920-2010) pode remeter a crônicas como O Joelho de Claire (1970) e Amor à Tarde (1972), reexibidas com burburinho no circuito alternativo da cidade no início dos anos 2000. O diretor do formidável Minha Noite com Ela, de 1969, no entanto, tem um lado ainda pouco conhecido por aqui, que inclui documentários para a TV e longas produzidos no fim de sua carreira. O maior achado da mostra Rohmer, o Homem e Suas Imagens, em cartaz a partir de terça (11) no CCSP, está na pequena retrospectiva da obra documental assinada por ele, que editou a revista Cahiers du Cinéma entre o fim dos anos 50 e o início da década seguinte. Em O Homem e as Imagens, de 1967, ele entrevista os realizadores René Clair, Jean Rouch e Jean-Luc Godard. As Contemplações de Victor Hugo, produzido um ano antes, divaga sobre o escritor, uma de suas maiores influências. Também serão exibidos longas que o inspiraram, como Tabu (1931), de F.W. Murnau, e dramas dele não muito vistos no Brasil, como Perceval, o Gaulês (1978), O Agente Triplo (2004) e Os Amores de Astrée e Céladon (2007), cuja primeira sessão está programada para sexta (14), às 17h. De 11 a 23/6/2013.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.