Gabriel Chaim – Filhos da Guerra: O Custo Humanitário de um Conflito Ignorado

Resenha por Julia Flamingo

Fica difícil entender os limites entre fotografia de arte e fotodocumentarismo. Afinal, é o ângulo, o tratamento ou o enquadramento diferenciado que faz do retrato de um acontecimento uma obra de arte? Qualquer que seja a resposta, a arte é, também, um meio de denúncia. Chaim escolheu essa abordagem para relatar a atual situação da Síria, tão noticiada no jornalismo. Ele clicou momentos chocantes de civis e algozes relacionados ao conflito e se preocupou com uma ótima resolução no momento da ampliação das imagens. As nove obras exibidas na exposição Filhos da Guerra: o Custo Humanitário de um Conflito Ignorado são, talvez, até mais realistas do que os noticiários, já que tornam o sofrimento ainda mais próximo dos seus espectadores. O vídeo da mostra, porém, força seu caminho e fica apelativo. Com curadoria de Marcello Dantas, o evento é a primeira ação cultural do Human Rights Watch no Brasil.

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